No distrito do Porto, a equipa Carnes Silva, da Sociedade Columbófila de Vila Real, foi a primeira a transmitir à Federação a chegada de um pombo.
O pombo nº4169200/2014, chegou às 16:04:09h, depois de percorrer uma distância de 659.029 kms. A média foi de 1.157,917 m/m –
Falámos com Paulo Silva.
Quantos pombos- correio enviaram para a solta de Valência?
Paulo Silva (PS)– Enviei 8 pombos, 2 machos e 6 fêmeas.
Quando fez a seleção quais eram as expetativas?
PS – As minhas expectativas estavam condicionadas, porque tivemos dois concursos muitos maus. Perdemos muitos pombos. Estava com algum receio, desde logo, porque enviei poucos pombos. Depois o facto de a prova ser exigente, também condicionava, mas mesmo assim, lá no fundo, mantinha a ambição de fazer um bom resultado.
Qual é a sensação de ter o primeiro pombo comunicado do distrito do Porto?
PS – É sempre muito bom. As provas nacionais são as mais cativantes para os columbófilos. Acaba por ser uma alegria enorme quando recebemos um pombo e, após fazermos a comunicação, ficarmos a saber que é o primeiro comunicado do distrito.
E quanto à 2ª solta de Valência, vai participar?
PS- Sim. Agora vou esperar que me cheguem os 4 pombos que ainda não chegaram desta solta e, à partida, serão esses que irão no dia 18 de junho.
Que opinião tem sobre as provas do C.N. Fundo da FPC?
PS – É uma excelente iniciativa da Federação. São provas com uma organização muito boa e espero que se repitam todos os anos, porque esta soltas movem Portugal inteiro. Para nós columbófilos é a nossa “Liga dos Campeões”.