O columbófilo português, natural de Sernancelhe, município do distrito de Viseu, Dani Andrade, venceu a solta final do Campeonato do Mundo de Jovens. A prova decorreu na passada segunda-feira e o pombo-correio português com a anilha nº 6285412/16 voou para o primeiro lugar, alcançando ainda a segunda posição na classificação geral do Pombo-Ás.
A prova final do Campeonato do Mundo de Columbofilia 2016 foi organizada pela Federação Columbófila Internacional (FCI), em parceria com a Real Federação Belga de Columbofilia-Royal Fédération Colombophile Belge. A solta aconteceu às 07h40 (hora belga, menos uma hora em Portugal), na cidade francesa de Tours. Com condições de voo difíceis e numa prova complicada, os pombos-correio tiveram de percorrer 456, 946 kms até chegar a Nevele, local onde está situado o pombal, já em território belga. No próprio dia da solta -15- apenas um “atleta” chegou ao pombal.
Entrevistado pela FPC o jovem de 21 anos, que compete na Sociedade Columbófila de Sernancelhe, coletividade da ACD Viseu, mostrava-se satisfeito com resultado, assumindo que “não estava a contar ficar em primeiro”. Contudo, aquando do envio dos pombos-correio para a Bélgica, a ideia era “fazer o melhor possível”.
A FPC dá os parabéns a Dani Andrade pelo excelente resultado obtido e saúda todos os columbófilos portugueses que participaram no Campeonato do Mundo de Columbofilia 2016.
Pode acompanhar a chegada dos pombos-correio através da ligação Campeonato do Mundo de Columbofilia 2016. Até ao momento desta publicação, dos “atletas” portugueses, só o pombo -correio do jovem de Sernancelhe tinha chegado.