Juízes classificadores nacionais participaram em ação de formação

A Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC) dinamizou, no passado sábado, 5 de novembro, uma ação de formação destinada aos juízes classificadores nacionais. Os trabalhos decorreram em Mira, na unidade hoteleira da Quinta da Lagoa, durante a manhã e a tarde do passado sábado.

A sessão, que contou com a presença de 21 juízes classificadores, teve como objetivo a formação e a troca de ideias, com vista à preparação para as Exposições. Outra das premissas foi a tentativa de criar uma atuação mais uniforme, ao nível das classificações, de acordo com os critérios estabelecidos pela Federação Columbófila Internacional, por parte dos juízes portugueses. Em seguida anexamos a lista dos juízes que marcaram presença.

Nome Associação
Francisco Santos Coimbra
Nuno Oliveira Coimbra
Lusitano Espinhal Coimbra
Luís Pepe Évora
José Santos Faro
Rui Emídio Faro
Tiago Dória Leiria
José Martins Lisboa
José Plicas Lisboa
José Vítor Lisboa
Manuel Gonçalves Lisboa
Fernando Pereira Porto
José Araújo Porto
Manuel Santos Porto
Artur Gomes Santarém
Fernando Madeira Santarém
Henrique Rodrigues Santarém
Joaquim Figueiredo Santarém
António Costa Setúbal
João Ventura Setúbal
Pedro Silva Viseu

O início dos trabalhos aconteceu às 10h00. A primeira parte foi centrada na transmissão de informações e na troca de ideias sobre as normas de classificação, seguindo-se uma parte mais prática, com os juízes a classificarem, cada um, 10 pombos-correio. Após a atribuição das classificações aos “atletas” houve espaço para a análise e o debate sobre as classificações atribuídas.

Deixamos um documento com uma tabela que inclui os critérios e as cotações de classificação.

criterios-e-cotacoes-de-classificacao

A ação foi orientada pelo coordenador de Standard da FPC, José Maria Gonçalves, que foi coadjuvado pelo vogal do Conselho de Arbitragem, Luís Pepe. Também o juiz classificador, Capela da Costa, e o juiz classificador Olímpico, que vai estar presente nas próximas Olimpíadas (evento que decorre entre 25 e 29 de janeiro de 2017, em Bruxelas, Bélgica), Lusitano Espinhal, ajudaram na condução dos trabalhos, que terminaram às 17h00.

Algumas fotografias do passado sábado.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Está prestes a iniciar-se o ciclo das Exposições. Primeiro decorrem a nível local, depois ao nível do distrito (final de novembro e durante o mês de dezembro), terminando na 44ª Exposição Nacional e Pré Olímpica, evento que está agendado para os dias 6,7 e 8 de janeiro de 2017, no pavilhão Multiusos de Fafe.