Fafe: A “casa” da 44ª Exposição Nacional e Pré-Olímpica de Columbofilia

A “nata” da columbofilia portuguesa vai estar em Fafe nos próximos dias 7 e 8 de janeiro de 2017. Trinta anos depois da última edição, que decorreu na cidade de Guimarães, em 1987, a 44ª Exposição Nacional e Pré-Olímpica regressa à região do Minho. A cidade de Fafe vai acolher o evento, sendo o Pavilhão Multiusos de Fafe o palco escolhido para receber os melhores “atletas” nacionais.

Os visitantes podem visualizar os pombos-correio que mais se destacaram a nível distrital, mas a oferta da 44ª Exposição Nacional transcende as atividades columbófilas. A mostra vai incluir eventos de cariz cultural e social, apostando forte na oferta turística e gastronómica. A Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC) falou com o presidente da direção da Associação Columbófila do Distrito de Braga (ACD Braga) José Luís Barros, que nos falou sobre o que está a ser preparado para receber a Exposição Nacional em janeiro do próximo ano. O dirigente enumerou alguns motivos que justificam a ida a Fafe.

José Luís Barros destaca a aposta da divulgação do evento como algo necessário para atrair mais público. O columbófilo falou também da importância da Exposição para a valorização da columbofilia portuguesa e do pombo-correio nacional. A entrevista terminou com um convite, feito na 1ª pessoa, por José Luís Barros.

A organização está a cargo da ACD Braga, que conta com o apoio de diversas entidades, entre elas a FPC, a Câmara Municipal de Fafe, a União Columbófila Fafense a Fafe TV e a Escola Profissional de Fafe.

A cerimónia de abertura oficial está marcada para o dia 7 de janeiro de 2017, às 10h45, no Pavilhão Multiusos de Fafe.

Algumas imagens do Pavilhão Multiusos de Fafe.

Este slideshow necessita de JavaScript.