Reformulação do serviço “Perdidos e Achados”

A Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC) disponibiliza, a partir de hoje, um serviço “Perdidos e Achados” completamente reformulado, com vista a melhorar a qualidade e rapidez deste serviço, assim como dotar os sócios, coletividades e associações de maior autonomia no acompanhamento e gestão dos processos de recuperação.

Apesar da extraordinária capacidade de orientação dos pombos-correio, por vezes perdem-se durante os treinos ou provas. Anualmente são comunicados cerca de 15.000 pombos achados, competindo à FPC facilitar o contacto entre o achador e o proprietário do pombo, a fim de ser devolvido ao seu proprietário.

Para acelerar o processo de recuperação do pombo, há mais de uma dezena de anos que a FPC permitia a comunicação por Formulário Internet, Correio Eletrónico ou Telefone, publicando diariamente no seu site a lista de pombos achados e a informação dos respetivos achadores e proprietários. Eram também enviadas cartas a ambos com as informações de contacto.

Acontecimentos recentes tornaram este sistema menos eficaz, nomeadamente:

  • Restrições impostas pela Lei da Proteção de Dados Pessoais impedem a divulgação pública dos contactos do achador e proprietário, limitando a utilidade das listas de pombos achados;
  • Lentidão e redução de eficácia dos serviços postais;
  • Fraudes na comunicação de pombos.

Em resposta a estas dificuldades, a FPC reformulou o serviço de Perdidos e Achados, integrando-o no Portal do Columbófilo. Assim, a partir de hoje qualquer sócio, coletividade ou associação poderá comunicar o achamento de pombos, sabendo, de imediato, qual o respetivo proprietário e os seus dados de contacto. Por sua vez, o proprietário é imediatamente informado do achamento do pombo e do seu achador, através de mensagem SMS e/ou correio eletrónico. Também é possível a ambos os intervenientes acompanhar o estado do processo no portal e interagir com o mesmo, por exemplo marcar o pombo como recuperado ou pedir a emissão da 2ª via por não recuperação do pombo.

São várias as vantagens do novo sistema: a informação passa a estar disponível de forma completa e mais célere; os pombos podem ser recuperados mais rapidamente; os intervenientes podem acompanhar, a cada momento, o estado do processo e interagir com o mesmo e, não menos importante, são fortemente reduzidas as fraudes na comunicação.

Aceda aqui ao Portal do Columbófilo: columbofilo.fpcolumbofilia.pt

Durante um período de transição, continuarão a ser aceites comunicações por telefone e correio eletrónico. No futuro, os sócios achadores que eventualmente não disponham de computador ou Internet poderão utilizar um computador público para fazer a comunicação (bibliotecas, juntas de freguesia, lojas do cidadão, cibercafés, etc.) ou, em alternativa, poderão dirigir-se à sua coletividade ou associação, que poderá comunicar o achamento em nome do sócio. Nesta última situação, tanto a coletividade/associação como o sócio poderão depois acompanhar e interagir com o processo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

One thought on “Reformulação do serviço “Perdidos e Achados”

Os comentários estão fechados.