Primeiro dia da Exposição Nacional recheado de atividades e demonstrações culturais

O Pavilhão Multiusos de Fafe acolheu a 44.ª edição da Exposição Nacional e Pré-Olímpica de Columbofilia. O evento, que decorreu nos passados dias 7 e 8 de janeiro, proporcionou aos visitantes um contacto direto com os melhores “atletas” nacionais, mas também promoveu atividades de cariz cultural e social junto do público.

Após a cerimónia protocolar de abertura, que contou a presença de diversas entidades Oficiais (pode consultar a notícia aqui https://wordpress.com/post/press.fpcolumbofilia.pt/4799), seguiu-se uma largada simbólica de pombos-correio. Dinamizada pela União Columbófila Fafense, contou com 850 “ atletas”, que voaram em frente a várias centenas de pessoas. Ainda durante a manhã houve a dramatização, por parte do Grupo Cultural e Recreativo Nun’Alvares, da peça de teatro “Fafe dos Brasileiros”. O intuito era mostrar algumas ligações que existem entre o município e o Brasil – no final do século XIX, início do século XX, várias centenas de fafenses emigraram para o Brasil, tendo regressado, anos depois, ao município para investir na “sua” terra. Após este momento seguiu-se a atuação do Grupo DE Cavaquinhos da Associação ARCO de Santo Ovídio.

A FPC mostra-lhe algumas imagens da manhã de sábado.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Depois do almoço teve a lugar a entrega dos prémios de Mérito e Carreira, atribuídos por diversas Associações Distritais, tendo sido também feitas diversas homenagens e distinções por parte da Federação Portuguesa de Columbofilia (a notícia está disponível em https://wordpress.com/post/press.fpcolumbofilia.pt/4917).

Durante a tarde, destaque para a demonstração do tradicional “Jogo do Pau”, numa atividade que foi dinamizada pela Associação Recreativa de Cepães. Outro motivo de interesse foi o Colóquio: “Métodos de jogo e preparação dos pombos de meio-fundo, fundo e grande fundo”, moderado pelo atual Coordenador da FPC para a Promoção e Divulgação do Pombo Português, David Barros Madeira. Na sessão participaram os columbófilos belgas Sebastien Casaert e Joost de Smeyter, reconhecidos pelas conquistas a nível nacional e internacional, e o columbófilo português Pedro Almeida, membro da equipa Sol Nascente. Este conjunto teve os seus “atletas” em destaque na campanha de 2016, tendo conquistado o primeiro e o segundo lugar, a nível nacional, no Campeonato do Columbófilo, na especialidade de fundo.

Recorde alguns dos momentos da primeira tarde da 44.ª Exposição Nacional e Pré-Olímpica de Columbofilia.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ainda no sábado, mas por volta das 18h00, atuou o Rancho Folclórico de Fafe. O encerramento da Exposição aconteceu às 19h00. Duas horas depois teve início o Jantar de Amizade, onde ficou a ser conhecida, oficialmente, a “casa” da 45.ª Exposição Nacional. O certame deixa o Minho e vai rumar, em 2018, ao sul de Portugal.

A FPC vai continuar a trazer-lhe notícias e imagens do primeiro grande evento columbófilo de 2017, que decorreu em Fafe. Siga as novidades no site da Exposição (http://www.fpcolumbofilia.pt/Nacional2017/), no blog (https://press.fpcolumbofilia.pt/ ) ou no site da FPC (http://www.fpcolumbofilia.pt/ ).