O Square Brussels Meeting Place, em Bruxelas, na Bélgica, abriu hoje as portas para os amantes da columbofilia, os admiradores do pombo-correio e todos os curiosos interessados em ver ao vivo a 35.ª edição das Olimpíadas de Columbófilas. A cerimónia oficial de abertura ao público decorreu às 10h00 desta manhã (9h00 em Portugal Continental) e contou com a presença de Sua Alteza, o Príncipe Laurent da Bélgica.
Portugal esteve representado, na vertente competitiva, por 31 “atletas”, divididos pelas diversas categorias das duas classes da competição: Sport e Standard. Pode consultar a prestação de todos os pombos-correio portugueses na notícia publicada anteriormente no blog (https://wordpress.com/post/press.fpcolumbofilia.pt/5185).
Para além dos “atletas”, também os Juízes Classificadores Olímpicos, Lusitano Espinhal e José Maria Gonçalves, bem como o presidente da FPC, José Luís Jacinto, foram algumas das presenças lusas em solo belga. O atual coordenador da FPC, David Barros Madeira, que concorreu à vice-presidência da Federação Columbófila Internacional (FCI), foi outro dos dirigentes presente. As eleições, que também ditaram o sucessor de José Tereso, no cargo de presidente da FCI, decorreram às 14h30 (hora belga, menos uma hora em Portugal).
Mostramos-lhe alguns momentos da abertura oficial e alguns portugueses que marcaram presença na Exposição Olímpica.
O Congresso da Federação Columbófila Internacional elegeu, como novo presidente, o candidato húngaro, István Bardos, que foi eleito com 21 votos favoráveis, contra os 9 do candidato belga, Stefaan Van Bockstaele. Também durante a Assembleia foi eleito, por unanimidade (30 votos a favor), para o cargo de vice-presidente da FCI, o Dr. David Barros Madeira, atual coordenador da FPC.
Algumas imagens da representação portuguesa nas 35ªs Olimpíadas Columbófilas que decorrem até domingo em Bruxelas.
Relembramos que Portugal se sagrou vice-campeão Olímpico de columbofilia na categoria de Velocidade, classe de Sport. O “atleta” da equipa Campos & Flanders Collection (ACD Aveiro) só foi batido por um pombo-correio da Eslováquia, propriedade do columbófilo Peter Grék. Um dos membros da equipa, Paulo Campos, vai estar presente na cerimónia de entrega de prémios, que vai decorrer durante o Jantar de Gala da 35.ª edição das Olimpíadas Columbófilas.
Destacamos igualmente a 3ª posição do “atleta” de Sílvio Vilar, na classe de Sport, categoria absoluta. O pombo-correio, que participa nas provas do Grupo Columbófilo da Gafanha, coletividade da ACD Aveiro, terminou com um coeficiente de 27,067, numa categoria que foi vencida por um pombo-correio da República Checa, propriedade do columbófilo Marek Skrbek, que obteve com um coeficiente de 22,913. Pode consultar a classificação de toda a categoria em Classificações SPORT Absoluta. Todas as classificações estão disponíveis em Classificações – 35ªs Olimpíadas de Columbófilia.
O Blog (https://press.fpcolumbofilia.pt/) e o site da FPC (http://www.fpcolumbofilia.pt/) vão continuar a trazer-lhe novidades do evento columbófilo mais importante a nível mundial. Pode também consultar o site oficial do certame, que se encontra disponível em http://www.kbdb.be/en/home-6-uk (versão inglesa).