Os momentos do primeiro dia de abertura ao público das 35ªs Olimpíadas Columbófilas

O Square Brussels Meeting Place, em Bruxelas, na Bélgica, abriu hoje as portas para os amantes da columbofilia, os admiradores do pombo-correio e todos os curiosos interessados em ver ao vivo a 35.ª edição das Olimpíadas de Columbófilas. A cerimónia oficial de abertura ao público decorreu às 10h00 desta manhã (9h00 em Portugal Continental) e contou com a presença de Sua Alteza, o Príncipe Laurent da Bélgica.

Portugal esteve representado, na vertente competitiva, por 31 “atletas”, divididos pelas diversas categorias das duas classes da competição: Sport e Standard. Pode consultar a prestação de todos os pombos-correio portugueses na notícia publicada anteriormente no blog (https://wordpress.com/post/press.fpcolumbofilia.pt/5185).

Para além dos “atletas”, também os Juízes Classificadores Olímpicos, Lusitano Espinhal e José Maria Gonçalves, bem como o presidente da FPC, José Luís Jacinto, foram algumas das presenças lusas em solo belga. O atual coordenador da FPC, David Barros Madeira, que concorreu à vice-presidência da Federação Columbófila Internacional (FCI), foi outro dos dirigentes presente. As eleições, que também ditaram o sucessor de José Tereso, no cargo de presidente da FCI, decorreram às 14h30 (hora belga, menos uma hora em Portugal).

Mostramos-lhe alguns momentos da abertura oficial e alguns portugueses que marcaram presença na Exposição Olímpica.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Congresso da Federação Columbófila Internacional elegeu, como novo presidente, o candidato húngaro, István Bardos, que foi eleito com 21 votos favoráveis, contra os 9 do candidato belga, Stefaan Van Bockstaele. Também durante a Assembleia foi eleito, por unanimidade (30 votos a favor), para o cargo de vice-presidente da FCI, o Dr. David Barros Madeira, atual coordenador da FPC.

Algumas imagens da representação portuguesa nas 35ªs Olimpíadas Columbófilas que decorrem até domingo em Bruxelas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Relembramos que Portugal se sagrou vice-campeão Olímpico de columbofilia na categoria de Velocidade, classe de Sport. O “atleta” da equipa Campos & Flanders Collection (ACD Aveiro) só foi batido por um pombo-correio da Eslováquia, propriedade do columbófilo Peter Grék. Um dos membros da equipa, Paulo Campos, vai estar presente na cerimónia de entrega de prémios, que vai decorrer durante o Jantar de Gala da 35.ª edição das Olimpíadas Columbófilas.

Destacamos igualmente a 3ª posição do “atleta” de Sílvio Vilar, na classe de Sport, categoria absoluta. O pombo-correio, que participa nas provas do Grupo Columbófilo da Gafanha, coletividade da ACD Aveiro, terminou com um coeficiente de 27,067, numa categoria que foi vencida por um pombo-correio da República Checa, propriedade do columbófilo Marek Skrbek, que obteve com um coeficiente de 22,913. Pode consultar a classificação de toda a categoria em Classificações SPORT Absoluta. Todas as classificações estão disponíveis em Classificações – 35ªs Olimpíadas de Columbófilia.

O Blog (https://press.fpcolumbofilia.pt/) e o site da FPC (http://www.fpcolumbofilia.pt/) vão continuar a trazer-lhe novidades do evento columbófilo mais importante a nível mundial. Pode também consultar o site oficial do certame, que se encontra disponível em http://www.kbdb.be/en/home-6-uk (versão inglesa).