“Atleta” de Sílvio Vilar alcançou o pódio nas Olimpíadas de Bruxelas

O Brussels Meeting Centre, no “coração” da cidade belga de Bruxelas, acolheu a 35.ª edição das Olimpíadas Columbófilas, no final do passado mês de janeiro (dias 27,28,29). O evento contou com a presença de 31 “atletas” portugueses, que competiram nas diversas categorias das duas classes da Exposição Olímpica: Sport e Standard. Entre os pombos-correio que mais se destacaram na Bélgica, está a “atleta” de Sílvio Vilar, que alcançou o 3º lugar na classe Sport, categoria Absoluta.

A FPC foi conversar com o columbófilo, que compete nas provas do Grupo Columbófilo da Gafanha, coletividade da Associação Columbófila do Distrito de Aveiro (ACD Aveiro). Com o pombal instalado na localidade de Gafanha de Aquém, no concelho de Ílhavo, Sílvio Vilar, que está ligado à modalidade há várias décadas, considera que este resultado foi “o coroar de muito trabalho”.

Sílvio Vilar frisou que a especialidade que mais lhe agrada é o Fundo. O columbófilo aveirense falou-nos da sua ligação à modalidade, revelou que, inclusive, “já chorou em frente ao pombal” e contou uma história de superação de um ”atleta” seu. Durante a segunda parte da entrevista Sílvio Vilar também explicou os critérios que utiliza na seleção de pombos-correio para as diferentes provas.

Com um coeficiente de 27, 0684, a “atleta” com a anilha nº 3475334/13 alcançou a medalha de bronze na classe sport, categoria absoluta, tendo sido batida apenas por um pombo-correio polaco e pelo pombo checo, propriedade de Marek Skrbek, que se sagrou campeão Olímpico com um coeficiente de 22,913 (pode consultar todas as classificações da classe Sport em Classificações Sport 35 Olimpiada). Sílvio Vilar sente que este resultado pode trazer maior visibilidade para o seu pombal. O columbófilo falou também sobre as suas expetativas para a campanha de 2017.

Deixamos algumas fotos de Sílvio Vilar junto ao seu pombal, acompanhado por diversos “atletas” da sua colónia.

Este slideshow necessita de JavaScript.

As 35ªs Olimpíadas Columbófilas mostraram a qualidade do desporto columbófilo mundial. A prestação da Seleção Portuguesa foi, globalmente, positiva. Para além de uma medalha de bronze, Portugal sagrou-se vice-campeão Olímpico, também na classe de Sport, mas na categoria de Velocidade. O feito foi alcançado por atleta da equipa, que também competiu, em 2016, nas provas da ACD Aveiro, Campos & Flanders Collection. A FPC vai trazer-lhe a entrevista a um dos elementos da equipa, que esteve em Bruxelas a assistir ao evento. Pode consultar também as classificações da classe de Standard através da ligação – Classificações STANDARD 35 Olimpiada.

Continue atento às novidades do blog – https://press.fpcolumbofilia.pt/ e do site da FPC – http://www.fpcolumbofilia.pt/