Bruxelas acolheu a 35.ª Edição das Olimpíadas de Columbofilia, nos passados dias 27,28 e 29 de janeiro de 2017. A capital belga foi a sede do evento columbófilo mais importante a nível mundial, tendo reunido no Brussels Meeting Centre “atletas” provenientes de várias zonas do Planeta Terra.
Portugal esteve representado por 31 pombos-correio, que competiram nas diversas categorias, nas duas classes da Exposição Olímpica: Sport e Standard. Entre muitas prestações honrosas, há uma que se destaca. A “atleta” portuguesa com a anilha nº 3102028/13 conseguiu alcançar o 2º lugar, na categoria de Sport Velocidade, dando assim à Seleção Portuguesa mais uma medalha Olímpica, neste caso, a medalha de prata. A nova vice-campeã Olímpica, que conseguiu um coeficiente de 12,8000, faz parte do pombal da Campos-Flanders Collection, uma equipa que competiu, em 2016, nas provas do Grupo Columbófilo da Mealhada, coletividade da ACD Aveiro. A equipa resulta de uma parceria entre um columbófilo português, Paulo Campos, e um columbófilo belga, Yannick Deridder.
A FPC foi até à localidade de Marmeleira, no concelho e distrito de Coimbra, conversar com Paulo Campos, um dos elementos da Campos-Flanders Collection. Na primeira parte da entrevista, Paulo Campos, destacou a importância do resultado e revelou as expetativas que tinha relativamente às prestações dos seus atletas nas Olimpíadas de Columbofilia. Para além do segundo lugar, destaca-se, na mesma categoria -Sport Velocidade-, o 6º lugar de outro pombo-correio proveniente da mesma colónia. O responsável abordou a questão da preparação dos “atletas” para provas de velocidade e meio fundo, tendo salientado a necessidade de se “respeitar” o pombo-correio.
Paulo Campos falou sobre a sua ligação à modalidade e explicou como surgiu a parceria com Yannick Deridder. O responsável deixou algumas críticas ao calendário de provas nacional.
A categoria de Sport Velocidade foi vencida por um “atleta” da Eslováquia, propriedade do columbófilo Peter Grék, que obteve um coeficiente de 11,630. Na mesma categoria, para além das prestações dos “atletas” da Campos-Flanders Collection, destaque ainda para o quinto lugar do pombo-correio de José Lampreia, columbófilo da ACD Beja. Paulo Campos esteve em Bruxelas, juntamente com o seu sócio, a assistir ao vivo às Olimpíadas de Columbofilia. O columbófilo revelou-se “desapontado” pela qualidade da organização e deu a sua opinião sobre o evento.
Paulo Campos revelou as suas expetativas para a campanha de 2017 e mencionou algumas dificuldades que afetam a sua equipa. Nesta campanha os pombos-correio da Campos-Flanders Collection vão participar nas provas da ACD Coimbra.
Deixamos algumas imagens junto ao pombal da Campos-Flanders Collection. Recordamos novamente as fotos retiradas nas Olimpíadas-
Pode visualizar todas as classificações de Sport Classificações Sport 35 Olimpiada e de Standard Classificações STANDARD 35 Olimpiada. Todas as prestações dos “atletas” nacionais podem ser consultadas na notícia – https://wordpress.com/post/press.fpcolumbofilia.pt/5185.
Em janeiro 2019 as 36.ªas Olimpíadas de Columbofilia vão decorrer em Kielce, na Polónia. Continue atento ao blog e ao site da FPC, porque vamos continuar a trazer-lhe as novidades da columbofilia portuguesa e os momentos que vão marcar a campanha de 2017.