O Columbódromo Internacional Gaspar Vila Nova, em Mira, já recebe “atletas” para os Campeonatos Internacionais de Columbofilia – Mira 2017, cuja solta final está marcada para o próximo dia 2 de setembro.
O prazo de inscrições começou no passado dia 15 de março, sendo prolongado até dia 15 de maio. A edição deste ano tem 4 provas diferentes: o FCI Grand Prix de Portugal (competição destinada à participação individual para columbófilos inscritos em Federações que integrem a FCI); o FCI Campeonato do Mundo e Mundo Jovens (provas destinadas à participação de seleções nacionais que representem países que integram a FCI); a Liga Nacional dos Campeões (destinada à participação dos Campeões Gerais das Coletividades Portuguesas da Campanha Desportiva de 2016) e o novo Campeonato Nacional de Jovens (Competição reservada unicamente à participação de jovens columbófilos portugueses, com idade até aos 25 anos e com licença desportiva ativa para o ano de 2017).
A FPC apresenta-lhe agora o vídeo promocional dos Campeonatos Internacionais de Columbofilia – Mira 2017. Devido às políticas da plataforma Youtube, recorremos à plataforma Vimeo para divulgar as imagens.
Na antevisão aos Campeonatos, o coordenador desportivo da FPC, Almerindo Mota, revelou que “as expetativas são sempre as melhores”, mas salientou o facto de ainda não conseguir ter “uma noção exata da quantidade de pombos-correio que vão a competir”. O responsável pretende que os Campeonatos de Mira “sejam um ponto de encontro anual entre columbófilos e admiradores do pombo-correio” e “um momento de convívio e de celebração deste desporto, nomeadamente da competição de derbies”. Aqui fica o flyer promocional do evento.
O FCI Campeonato do Mundo e o FCI Campeonato Mundo de Jovens vão ter em competição a Seleção Nacional Portuguesa. Consulte as listas com os “atletas” lusos que vão participar nas duas provas Campeonato do Mundo – Mira2017 e Campeonato do Mundo Jovens -Mira2017. Recordamos que em 2016, na Bélgica, o pombo português, com a anailha nº 6285412/16, voou para o primeiro lugar na solta final, alcançando ainda a segunda posição na classificação geral do Pombo-Ás, recorde a notícia aqui. Dani Andrade venceu a prova final do Campeonato do Mundo de Jovens 2016, recorde a notícia aqui – Dani Andrade venceu a prova final do Campeonato do Mundo de Jovens 2016
Outra das novidades é a criação do Campeonato Nacional de Jovens, uma prova que “pretende levar os mais novos a sentir a adrenalina da competição dos Campeonatos Internacionais de Mira 2017”, destacou Almerindo Mota. O principal objetivo passa por “fomentar a prática modalidade nos mais novos”, mencionou o dirigente. O coordenador desportivo da FPC espera que este campeonato crie laços entre diferentes gerações de columbófilos, “queremos que os mais jovens possam interagir com os praticantes que já têm mais experiência e que, através das provas e de todas as aprendizagens que vão adquirindo, queiram praticar a columbofilia”.
O Campeonato Nacional de Jovens permite que os columbófilos, até aos 25 anos de idade, inscrevam, de forma gratuita, um pombo-correio para a prova de Mira. O responsável federativo justifica o porquê desta opção, “no ano passado criámos a Liga Nacional dos Campeões, e penso que foi um sucesso. No seguimento dessa prova, que permite que os Campeões Gerais das Coletividades Portuguesas, neste caso, da Campanha Desportiva de 2016, enviem 2 pombos-correio, de forma gratuita, para participar nos Campeonatos de Mira, decidimos criar uma nova competição, mais virada para os jovens praticantes da modalidade”.
Almerindo Mota falou também das expetativas relativamente às Seleções Nacionais que vão competir no Campeonato do Mundo e no Campeonato do Mundo de Jovens, “em 2016 ganhámos o Campeonato do Mundo de Jovens, que decorreu na Bélgica, portanto temos ambições elevadas”. O coordenador está confiante em relação às prestações dos “atletas” portugueses, “penso que este ano poderemos fazer algo de muito interessante. Iremos ter grandes columbófilos portugueses, que se destacaram na campanha de 2016, a participar com excelentes «atletas»”, referindo ainda não ter dúvida “na demonstração de valor e qualidade da columbofilia portuguesa”.
Pode acompanhar todas as novidades sobre os Campeonatos Internacionais Mira 2017 no blog da FPC – https://press.fpcolumbofilia.pt/, no site da FPC – http://www.fpcolumbofilia.pt/ e no site dos Campeonatos Internacionais de Columbofilia-Mira 2017 – http://www.fpcolumbofilia.pt/mira2017/ .
As provas de Mira vão ter um aliado tecnológico. O coordenador desportivo da FPC, Almerindo Mota, explica: “todos os columbófilos que tenham pombos-correio a competir nas provas de Mira, vão receber informação detalhada e permanente através de sms, sobre os seus pombos-correio assim, quando o pombo entrar no pombal, num treino, ou na prova final, o columbófilo recebe uma mensagem com a informação do lugar que o seu «atleta» alcançou”. O responsável espera que esta novidade seja “um sucesso” e que, “acima de tudo, traga mais praticantes para a modalidade”.
A solta final dos Campeonatos Internacionais de Columbofilia-Mira2017 decorre no próximo dia 2 de setembro. O Columbódromo Internacional Gaspar Vila Nova, em Mira, promete ser “a casa” da columbofilia mundial e a FPC convida todos os columbófilos, admiradores do pombo-correio, curiosos e apreciadores das competições de derbies a estarem presentes para assistir à chegada dos “atletas”. Até lá continue atento às novidades sobre a 20ª edição dos Campeonatos Internacionais de Columbofilia em Mira.
Para além dos locais já referidos, pode também consultar a página no Facebook dos Campeonatos Internacionais de Columbofilia – Mira 2017, disponível através da ligação: International Racing Pigeons Championships – MIRA OLR 2017 https://www.facebook.com/Campeonatos.Internacionais.Columbofilia.Mira.OLR/?pnref=story.