A primeira prova dos CNFundo contou a presença de cerca de 50.000 pombos-correio. O início desta “maratona” decorreu, pelo terceiro ano consecutivo, em território espanhol, Albuixech, em Valência.
A Associação Columbófila do Distrito de Beja (ACD Beja) encestou 1.888 “atletas” e, entre eles, a fêmea número 1483160/11 alcançou, provisoriamente, o primeiro lugar a nível distrital. Propriedade do columbófilo Manuel Batista, que compete nas provas da Sociedade Columbófila Estrela Alentejana, coletividade fundada em 1975, na localidade de Ervidel, no concelho de Aljustrel, chegou às 14:41:56 ao seu pombal, tendo percorrido um total de 713.150kms, o que se traduz numa média de 1. 449,688 m/m.
A FPC conversou com Manuel Batista sobre a prova.
FPC- Quantos pombos-correio enviou para a prova de Valência?
Manuel Batitsa (MB)- Enviei 15 pombos-correio.
FPC- Quais eram as suas expectativas para a prova?
MB- As expetativas são sempre as melhores, no entanto esta é uma prova com caraterísticas diferentes das provas de fundo da minha coletividade. De qualquer modo as expetativas eram elevadas.
Qual é a sensação de ter um pombo que é o primeiro classificado, ainda que provisoriamente, do distrito de Beja?
MB- É o coroar do trabalho que os columbófilos têm. Desde a década de 1980, quando tinha 18 anos, que sou columbófilo e são este tipo de alegrias que me fazem continuar a praticar a modalidade.
Este pombo de 2011 é um macho ou fêmea? Como preparou o/a “atleta” para esta prova?
MB- É uma fêmea. Desde 2013 que esta “atleta” tem feito todas as provas do calendário de fundo da nossa coletividade. Destaque também para o facto de se ter classificado sempre nas provas de Valência, onde já vai desde 2015. A preparação é igual à que faço para qualquer prova de fundo. Sendo uma competição que tem uma duração de voo, previsível, que varia entre 7 e as 10h, é necessário reforçar a alimentação, por forma a dar mais energia ao pombo. Eu costumo dar, para além das rações que são comercializadas, muito milho, é a principal diferença.
Este “atleta” já tinha obtido classificações de relevo na presente campanha ou em anteriores? Quais?
MB- Sim. Em 2014 conseguiu 4 classificações, em 4 provas, nos primeiros 40, a nível nacional. Tem sido regular. Antes disso, no primeiro ano em que voa, 2013, consegue alcançar a Anilha de Ouro na especialidade de Fundo na minha coletividade. Costuma marcar sempre.
Este 1º lugar teve o mesmo sabor de um 1º noutra prova de fundo ou considera-o mais relevante? Porquê?
MB-Não tem o mesmo sabor, este é especial. É um reconhecimento diferente que é dado aos primeiros classificados. Um primeiro lugar nesta prova é mais relevante, é algo que me deixa muito satisfeito.
E quanto à 2ª solta de Valência, quantos pombos vai enviar e quais as suas expectativas?
MB-Vou enviar novamente 15 pombos-correio, mas à partida irei alterar alguns dos “atletas”. Gostava de conseguir algo parecido, mas sei que é difícil. Uma classificação nos dez primeiros, a nível do distrito, já me deixava contente.
As soltas dos Campeonatos Nacionais de Fundo decorrem, pelo terceiro seguido, em Albuixech, Valência. Que opinião tem sobre esta prova? É um projeto que deve continuar?
MB- Não me parece que este campeonato tenha muita verdade desportiva. O nosso país é muito extenso e isso faz com que existam “atletas” que tenham de fazer mais quilómetros para chegar aos seus pombais. Acho que a ideia é engraçada e, na minha opinião, estes campeonatos devem continuar, mas, se calhar, é necessário repensar o formato para haver, no meu entender, mais igualdade entre os diversos distritos de Portugal.
– Como poderia haver mais “verdade desportiva”?
MB- Estamos sempre condicionados às condições atmosféricas. Talvez, em vez de ser só um local de solta, devam haver 2 ou 3, distintos. Os meus pombos-correio percorrem uma distância maior que alguns distritos, mas menor em relação a outros, muito menor. Talvez haver uma solta mais a sul, outra mais ao centro e outra mais a norte, possa dar mais igualdade.
Consulte as classificações provisórias de todos os distritos em – Classificações Provisórias – ValênciaI-20 de maio
A FPC vai continuar a divulgar as reportagens com os primeiros classificados, ainda provisórios, de cada Associação Distrital de Columbofilia. Fique atento ao nosso blog-/Press FPC e ao Site FPC. Mais reportagens vão ser divulgadas.