A primeira prova dos CNFundo contou a presença de cerca de 50.000 pombos-correio. O início desta “maratona” decorreu, pelo terceiro ano consecutivo, em território espanhol, Albuixech, em Valência.
A Associação Columbófila do Distrito de Coimbra (ACD Coimbra) encestou 1.334 “atletas” e, entre eles, a fêmea número 4244242/14 alcançou, provisoriamente, o primeiro lugar a nível distrital. Propriedade do columbófilo José Fernandes, que compete nas provas do Grupo Columbófilo de Montemor-o-Velho, coletividade do município de Montemor-o-Velho, chegou às 14:46:09, ao seu pombal, tendo percorrido um total de 720.371kms, o que se traduz numa média de 1 451,921 m/m.
Entrevistámos José Fernandes sobre o resultado alcançado na solta do passado dia 20 de maio.
FPC-Quantos pombos – correio enviou para a prova de Valência?
José Fernandes (JF) – Encestei 15 pombos-correio para esta solta.
Quais eram as suas expectativas para a prova?
José Fernandes (JF) – Tinha boas expectativas. No ano passado já tinha marcado bem nas provas de Valência, a nível da coletividade. Claro que não estava a contar ficar em primeiro lugar a nível distrital, por isso foi muito bom.
Qual é a sensação de ter um pombo que é o primeiro classificado, ainda que provisoriamente, do distrito de Coimbra?
JF – É um orgulho.
Este pombo de 2014 é um macho ou fêmea? Como preparou o/a “atleta” para esta prova?
JF – É uma fêmea. A preparação foi a mesma que é feita para as outras provas. Na minha colónia treino uma vez por dia, todos os dias, com a exceção da segunda-feira, uma hora. Ao nível da alimentação também só alimento uma vez por dia. É este o meu procedimento normal.
Esta “atleta” já tinha obtido classificações de relevo na presente campanha ou em anteriores? Quais?
JF – Não. Uma irmã dela já tinha conseguido ser Anilha de Ouro de Fundo na minha coletividade, mas esta “atleta” não.
O 1º lugar na prova de Valência teve o mesmo sabor de um 1º noutra prova de fundo ou considera-o mais relevante? Porquê?
JF – Não tem nada a ver, tem um sabor diferente. Nesta prova competimos com o distrito todo. Quando participamos nas da coletividade é mais restrito. Este primeiro lugar tem outra importância.
E quanto à 2ª solta de Valência, quantos pombos vai enviar e quais são as expectativas?
JF – Vou enviar 15 novamente, mas vão concorrer 4 ou 5 pombos-correio novos, ou seja, que não estiveram nesta primeira prova de Valência. As expetativas são boas. Tenho 3 ou 4 fêmeas em quem deposito muita confiança para obterem bons resultados.
As soltas dos Campeonatos Nacionais de Fundo decorrem, pelo terceiro seguido, em Albuixech, Valência. Que opinião tem sobre esta prova? É um projeto que deve continuar?
JF – Considero que, sem dúvida, se devem continuar. Este tipo de provas são uma mais-valia para a columbofilia. Valoriza os distritos e os pombos-correio portugueses, pese embora a condicionante do tempo, que pode facilitar ou prejudicar a solta, penso que estas soltas se devem manter.
Consulte as classificações provisórias de todos os distritos em – Classificações Provisórias – ValênciaI-20 de maio.
A FPC vai continuar a divulgar as reportagens com os primeiros classificados, ainda provisórios, de cada Associação Distrital de Columbofilia. Fique atento ao nosso blog-Press FPC e ao Site FPC. Mais reportagens vão ser divulgadas.