CNFundo2017-Classificações Provisórias: ACD Lisboa- 1º lugar para António Paulino

A primeira prova dos CNFundo contou a presença de cerca de 50.000 pombos-correio. O início desta “maratona” decorreu, pelo terceiro ano consecutivo, em território espanhol, Albuixech, em Valência.

A Associação Columbófila do Distrito do Lisboa (ACD Lisboa) encestou 4.615 “atletas” e, entre eles, a fêmea com a anilha nº 5264021/15 alcançou, provisoriamente, o primeiro lugar a nível distrital. Propriedade do columbófilo António Paulino, que compete nas provas da Sociedade Columbófila da Malveira, coletividade do concelho de Mafra, chegou às 15:04:55, ao seu pombal, tendo percorrido um total de 773.576kms, o que se traduz numa média de 1. 502,333m/m.

Conversámos com António Paulino sobre a classificação alcançada.

FPC-Quantos pombos- correio enviou para a prova de Valência?

António Paulino (AP) – Encestei 14 pombos-correio para esta primeira prova.

Quais eram as suas expectativas para a prova?

António Paulino (AP) – Não eram muito elevadas. A minha colónia está reduzida, mas como tenho um lote de fêmeas com qualidade para fundo, acabava por ter alguma expetativa, mas não esperava estar primeiro lugar no distrito. Foi uma surpresa agradável.

Qual é a sensação de ter um pombo que é o primeiro classificado, ainda que provisoriamente, do distrito de Lisboa?

AP – Tenho 82 anos e faço alguns sacrifícios para continuar a praticar a modalidade e isto nunca me tinha acontecido, portanto é um prazer muito grande.

Quando é que começou a ser columbófilo?

APHá 70 anos que tenho pombos-correio e sou columbófilo desde 1965.    

Este pombo de 2015 é um macho ou fêmea? Como preparou o/a “atleta” para esta prova?

AP – É uma fêmea. Fez os treinos normais, em relação ao que fazem para outras provas. Esta fêmea já o ano passado marcou bem e este ano estava a conseguir resultados melhores nas provas da coletividade e eu decidi enviá-la para a primeira prova dos campeonatos nacionais de fundo.

Esta “atleta” já tinha obtido classificações de relevo na presente campanha ou em anteriores? Quais?

AP- Não foram primeiros lugares, mas em 2016 fez 8 classificações nas provas da coletividade, salvo erro, quatro entre os 10 primeiros. No ano passado concorria no Grupo Columbófilo Venda do Pinheiro, mas este ano estou a concorrer na Sociedade Columbófila da Malveira.

O 1º lugar na prova de Valência teve o mesmo sabor de um 1º noutra prova de fundo ou considera-o mais relevante? Porquê?

AP- Tem outro sabor. É um primeiro lugar ao nível do distrito. Nós ficamos satisfeitíssimos quando isto acontece. Tenho 56 pombos-correio na minha colónia e está a ser uma campanha muito boa, tem compensado os sacrifícios que tenho feito, pois já tenho alguns problemas de saúde.

E quanto à 2ª solta de Valência, quantos pombos vai enviar e quais são as expectativas?

AP- Vou poupar esta pomba para a segunda prova de Valência mas, à partida, só irei enviar 8 pombos-correio.

As soltas dos Campeonatos Nacionais de Fundo decorrem, pelo terceiro seguido, em Albuixech, Valência. Que opinião tem sobre esta prova? É um projeto que deve continuar?

AP- Acho que deve continuar, porque é uma prova que entusiasma todos os columbófilos. Para os mais novos é um incentivo. É bom existirem este tipo de soltas. Ajuda na divulgação da nossa modalidade e a trazer mais gente para a columbofilia.       

Este slideshow necessita de JavaScript.

Todas as classificações provisórias podem ser consultadas em – Classificações Provisórias – ValênciaI-20 de maio.

A FPC vai continuar a divulgar reportagens com os primeiros classificados, ainda provisórios, de cada Associação Distrital de Columbofilia. Fique atento ao nosso blog-Press FPC e ao Site FPC.