CNFundo2017-Classificações Provisórias: ACD Porto- António Silva obtém o 1º lugar

 

A primeira prova dos CNFundo contou a presença de cerca de 50.000 pombos-correio. O início desta “maratona” decorreu, pelo terceiro ano consecutivo, em território espanhol, Albuixech, em Valência.

A Associação Columbófila do Distrito do Porto (ACD Porto) encestou 11.407 “atletas” e, entre eles, a fêmea com a anilha nº 3404216/13 alcançou, provisoriamente, o primeiro lugar a nível distrital. Propriedade do columbófilo António Silva, que compete nas provas da Sociedade Columbófila de Pedroso, coletividade do município de Vila Nova de Gaia, chegou às 14:53:51, ao seu pombal, tendo percorrido um total de 720.474kms, o que se traduz numa média de 1 429,937m/m.

Entrevistámos António Silva sobre o resultado obtido.

FPC-Quantos pombos- correio enviou para a prova de Valência?

António Silva (AS)- Enviei 15 pombos-correio.

Quais eram as suas expetativas para a prova?

António Silva (AS)- Eu tinha confiança na fêmea que ganhou. Apostei nela e ela teve sorte. Não estava a contar ganhar no distrito.

Qual é a sensação de ter um pombo que é o primeiro classificado, ainda que provisoriamente, do distrito do Porto?

AS-É uma alegria imensa. Já sou columbófilo há muitos ano, recordo-me de ser vice-campeão distrital de fundo em 1999, mas isto nunca me tinha acontecido.

Quando é que começou a ser columbófilo?

AS- Tinha os meus 18 anos. Concorri muitos anos na Sociedade Columbófila Carvalhense, nos Carvalhos, em Vila Nova de Gaia. Já lá vão muitos anos, tenho 84 agora, não consigo precisar, mas foi na década de 1950. Tive uma paragem de 9 anos pelo meio, porque estive emigrado em França mas, entretanto, voltei, ainda tinha o pombal aqui no Pedroso e voltei à competição, mas agora concorro na Sociedade Columbófila de Pedroso, em Vila Nova de Gaia.

Esta “atleta” de 2013 teve alguma preparação específica para esta prova?

AS- Não. Ela começou a voar junto ao pombal e fez um primeiro concurso de fundo cá, na minha coletividade. Conseguiu um primeiro lugar e então decidi guardá-la para esta primeira prova de Valência. Este resultado mostra as qualidades dela.  

Esta “atleta” já obteve classificações de relevo no passado. Quais?

AS- Começou a voar este ano, mas tem boas linhagens, nasce do cruzamento de uma “atleta” minha com um pombo-correio de um vizinho meu, o sr. Abílio. Ele também ficou contente com este resultado. É de facto uma fêmea formidável. Gosto muito dela porque é calma e, acho, muito bonita.

O 1º lugar na prova de Valência teve o mesmo sabor de um 1º noutra prova de fundo ou considera-o mais relevante? Porquê?

AS- Não, tem outro sabor. É uma alegria muito maior. Assim sou falado em todo o distrito do Porto.

E quanto à 2ª solta de Valência, quantos pombos vai enviar e quais são as expectativas?

AS- Vou enviar 15. Não se deve repetir o resultado, porque são muitos pombos-correio a concurso, mas tenho confiança nos meus “atletas”, eles podem fazer uma boa prova. É preciso ter sorte, são muitos quilómetros e também há a questão da meteorologia. Ainda podia ter feito melhor nesta prova, porque tinha o relógio desligado, julgava que os pombos vinham mais tarde. Estava sentado em frente ao pombal e pensei que ainda era cedo quando, de repente, surge esta “atleta”. Tive de ligar a máquina à pressa, mas ainda perdi um minuto ou outro, ainda assim deu para ficar em primeiro lugar.

As soltas dos Campeonatos Nacionais de Fundo decorrem, pelo terceiro seguido, em Albuixech, Valência. Que opinião tem sobre esta prova? É um projeto que deve continuar?

AS- Eu acho que deve continuar. É bonito ser feita uma solta única, ao mesmo tempo, para todo o país. Sei que há quem não goste, mas só são duas provas destas que se fazem por campanha. Acho que é bom para os pombos-correio portugueses e para a nossa columbofilia.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Todas as classificações provisórias podem ser consultadas em – Classificações Provisórias – ValênciaI-20 de maio.

A FPC vai continuar a divulgar reportagens com os primeiros classificados, ainda provisórios, de cada Associação Distrital de Columbofilia. Fique atento ao nosso blog-Press FPC e ao Site FPC