Foi um final de ano letivo diferente para os alunos da Turma 1B, do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Básica de Esgueira (EB1 Esgueira), unidade escolar que está integrada no Agrupamento de Escolas de Esgueira. Durante toda a sexta-feira, dia 16 de junho, 18 crianças puderam contatar de perto com a columbofilia e, acima de tudo, ficaram a conhecer melhor o pombo-correio, bem como as suas “tarefas” ao longo da história da Humanidade.
Este dia diferente foi proporcionado pela Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC) e a Associação Columbófila de Esgueira (ACE), coletividade fundada em 1952, na freguesia de Esgueira, no distrito de Aveiro. Os “atletas” do pombal pedagógico que está instalado junto à sede da ACE, que competem nas provas da Associação Columbófila do Distrito de Aveiro (ACD Aveiro), receberam a visita de 18 “pequenos” estudantes, num dia dividido entre em que o centro das atenções foi um: o pombo-correio.
Na parte da manhã, ainda nas instalações da EB1 de Esgueira, os alunos, para além de receberem mais informações sobre os alados e verem imagens de soltas, puderam enviar as suas mensagens através de pombos-correio. Durante a tarde as crianças visitaram o pombal pedagógico instalado junto à sede da AC de Esgueira.
O coordenador da área social e juventude da FPC, Manuel Pereira, contou-nos o que aconteceu nas instalações da EB1 da Esgueira, durante o período da manhã.
Na segunda parte da entrevista Manuel Pereira avaliou a importância deste tipo de ações para a conquista de novos praticantes para a modalidade. O coordenador da FPC falou também sobre o papel de um pombal pedagógico.
A acompanhar os jovens da turma 1B estiveram a coordenadora da EB1 de Esgueira, Guiomar Neves, e a professora titular pela turma, Cidália Silva. A coordenadora da escola, Guiomar Neves, explicou como surgiu a ideia da visita e revelou o interesse mostrado pelos alunos.
Na opinião de Guiomar Neves o contacto direto com animais é importante para crianças deste ciclo de ensino.
O atual presidente da direção da AC Esgueira, José António Ribeiro, também acompanhou a visita e foi o anfitrião dos visitantes. Em declarações à FPC, o responsável abordou a importância deste tipo de iniciativas.
Atualmente são 23 os columbófilos que competem nas provas da ACE. José António Ribeiro destacou a necessidade de “haver maior intercâmbio” entre as diferentes coletividades portuguesas.
Mostramos-lhe algumas fotografias com os vários momentos do dia.
O dia terminou com um lanche oferecido pela ACE aos alunos e respetivos professores da EB1 de Esgueira. Entre a alegria, misturada com sorrisos e ares de surpresa, os suspiros devido ao calor também se fizeram sentir. Ainda assim, muitos jovens conseguiram ter uma pequena noção, alguns pela primeira vez, do que é a columbofilia. Os “atletas” ganharam novos fãs e, quem sabe, se a modalidade não ganhou futuros praticantes.
A reportagem pode ser consulta em http://www.fpcolumbofilia.pt/ ou no Blog da FPC – https://press.fpcolumbofilia.pt/