O Leilão Solidário, que foi organizado pela Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC), conseguiu angariar 8.375 euros para ajudar os familiares das vítimas dos incêndios na Região Centro. O leilão dos 76 “atletas” ofertados terminou no passado dia 17 junho, numa iniciativa que mostrou que a columbofilia está solidária com as populações afetadas pela calamidade. Consulte a lista dos pombos-correio que foram leiloados aqui.
A tragédia atingiu os distritos de Leiria e Coimbra, com os municípios de Pedrógão Grande, Castanheira de Pêra e Figueiró dos Vinhos a serem dos mais fustigados pelas chamas. Durante uma semana o incêndio (começou a 17 de junho e foi dado como extinto a meio da tarde do dia 25) provocou -oficialmente- 64 mortos e mais de 200 feridos, tendo deixado também marcas consideráveis ao nível de destruição de bens materiais, eliminação de milhares de hectares de floresta e morte de animais, entre outras consequências.
O povo português mostrou solidariedade em relação às populações afetadas e também os columbófilos disseram “sim” na hora de ajudar. Com o Leilão Solidário foi possível juntar um montante de 7.615 euros. A FPC contribui com a quantia de 760 euros (10,00 Euros por cada pombo vendido), algo que faz com que o valor final alcançado seja de 8.375 Euros. Quando forem reunidas todas as ajudas financeiras provenientes desta iniciativa, o dinheiro será colocado no Fundo de Solidariedade cuja gestão, liderada pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS), é repartida com as autarquias e instituições particulares de solidariedade social locais dos vários municípios afetados.
A FPC agradece a todos os que participaram nesta ação de solidariedade para com aqueles que, de um momento para o outro, viram as suas vidas desfeitas. Todos os columbófilos que ajudaram a que o leilão pudesse reunir o maior valor possível vão receber um diploma de “Columbófilo Solidário”, num gesto simbólico de reconhecimento pela generosidade demonstrada.
Pode consultar todas as notícias e informações sobre o Leilão Solidário aqui.