Depois da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) ter dado o aval, após um período de confinação dos “atletas”, decretado no âmbito do plano de vigilância e de segurança bio-sanitária, cujo comunicado pode ler aqui (English version here), os treinos de preparação para os Campeonatos Internacionais de Columbofilia Mira-2017 foram reatados esta manhã.
Tendo como “casa” o Columbódromo Internacional Gaspar Vila Nova, em Portomar, na vila de Mira, no distrito de Coimbra, centenas de pombos-correio tiveram hoje mais um treino tendo em vista a preparação para a solta final dos Campeonatos, que está marcada para o próximo dia 2 de setembro. O encestamento decorreu ontem ao final da tarde.
A solta desta manhã decorreu às 8h00 e foi efetuada a curta distância do Columbódromo, estando previstos, até domingo, mais dois treinos com o percurso, mediante a evolução dos pombos-correio, a aumentar até aos 15kms. Os objetivos nesta fase, segundo o coordenador desportivo da FPC, Almerindo Mota, passam por “aumentar a habituação dos pombos às caixas, dotar os borrachos de maior capacidade física e aperfeiçoar o sentido de orientação dos «atletas» ”.
Mostramos-lhe algumas imagens da solta.
O treino não teve classificações, uma vez que nesta fase os borrachos são soltos por fiadas, em pequenos grupos. Algumas fotografias da chegada e dos vôos dos pombos-correio junto “centro de estágio”, o Columbódromo Internacional Gaspar Vila Nova.
A perspetiva do coordenador da FPC, mediante o progresso dos pombos-correio, passa por, no início da próxima semana, “elaborar um novo calendário de treinos, que será, posteriormente, divulgado”. Veja o vídeo com os principais momentos do treino de preparação.
Pode consultar toda a informação sobre os Campeonatos internacionais de Columbofilia-Mira2017 aqui.
Todas as notícias sobre os Campeonatos Internacionais de Columbofilia Mira2017 estão disponíveis no blog e no site da FPC. Fique atento porque vamos continuar a trazer-lhe mais novidades sobre a preparação dos “atletas”.