Mira2017: Entidades Oficiais marcaram presença na Prova Final

O dia da solta final da 20ª edição dos Campeonatos Internacionais de Columbofilia-Mira foi de emoções fortes, com o foco a estar centrado nos “atletas” que brilharam na Prova Final. A assistir à chegada dos pombos-correio e, também, a visitar o Columbódromo Internacional Gaspar Vila Nova, estiveram representantes de diversas Entidades Oficiais Portuguesas.

Ao início da tarde marcou presença o Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Rebelo, que foi entrevistado após visitar “a casa” dos Campeonatos. Na primeira parte da entrevista, João Paulo Rebelo, revelou que ficou “impressionado” com o que viu, salutando ainda a organização da prova. O elemento do Ministério da Educação elogiou a criação de provas para os jovens, destacando também a “tradição familiar”.

Na segunda parte da entrevista, o Secretário de Estado, falou sobre a importância das infraestruturas para o crescimento de uma modalidade. João Paulo Rebelo, que almoçou na tenda colocada nas imediações do Columbódromo, revelou que saiu “ agradavelmente surpreendido” com tudo o que viu em Mira.

No período da manhã esteve presente o vice-presidente do Instituto Português do Desporto e  Juventude (IPDJ), Vítor Pataco, que, em entrevista à FPC, abordou a importância dos jovens para a modalidade e destacou a componentes social da columbofilia.

Vítor Pataco falou também sobre a forma como o IPDJ olha para a columbofilia e destacou o papel de iniciativas como os Campeonatos Internacionais de Columbofilia-Mira2017, na atração de novos praticantes para a modalidade.

Também a subdiretora-geral da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, Maria da Graça Fernandes, e o presidente da Câmara Municipal de Mira, Raul de Almeida, se deslocaram até ao Columbódromo Internacional Gaspar Vila Nova. Mostramos-lhe algumas fotos dos entrevistados e da visita às instalações.

Nos próximos dias vamos continuar a trazer-lhe reportagens sobre o dia da Prova Final dos Campeonatos Internacionais de Columbofilia-Mira2017, por isso já sabe, continue atento ao blog-e ao site da FPC. Relembramos que todas as classificações finais estão disponíveis no site oficial dos Campeonatos, disponível nesta ligação.