Em Gondomar as “aulas” tiveram como tema o pombo-correio e a columbofilia

feO pombo-correio esteve em destaque em duas escolas do município de Gondomar, no distrito do Porto. Na quinta-feira, dia 2 de novembro, a Escola Básica de Jovim e Foz do Sousa, que integra o Agrupamento de Escolas nº1 de Gondomar, dedicou um dia à columbofilia. Na sexta-feira, dia 4 de novembro, foi a Escola Básica de Jancido, que também integra o Agrupamento nº1 de Gondomar, a ter um dia diferente do habitual. As duas ações foram dinamizadas pelo Grupo Columbófilo de Gondomar (GCG), coletividade que comemora em 2017 o seu 90.º aniversário, com o apoio da Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC). No total foram 140 crianças, do 1º ciclo de ensino, que tiveram contacto a modalidade e com os “atletas”.

Na Escola Básica de Jovim e Foz do Sousa, 48 alunos, estavam reunidos às 10h30 para assistir a uma sessão sobre o pombo-correio. O responsável por cativar o público mais novo foi o presidente da Assembleia-Geral da GCG, Fernando Pereira. Após este momento mais teórico, os alunos escreveram pequenas frases que colocaram em porta mensagens que acompanharam os pombos-correio até ao pombal, após a solta que decorreu na escola. As mensagens serão, posteriormente, devolvidas aos seus autores.

A animação foi evidente no momento da colocação das frases dos alunos nos porta mensagens.

A ideia para as duas seções partiu de uma proposta do Agrupamento de Escolas nº1 de Gondomar. A coordenadora e professora da escola, Ana Granjo, destaca que “os alunos ficaram entusiasmados com atividade, pois muitos deles, nunca tinham tido contacto com os pombos-correio”. A docente sublinha que “ foi a primeira vez que a columbofilia esteve na escola e no futuro gostávamos de repetir a ação”. Na opinião de Ana Granjo, “as reações foram muito positivas”, tendo o dia “superado as expetativas, com o balanço final a ser extremamente positivo”, salienta. A coordenadora revela um exemplo da curiosidade despertada nos mais novos, “depois de ter terminado a atividade, alguns alunos pediram-me para fazer pesquisas na sala de aula sobre columbofilia”. A professora afirma que “foi surpreendida com diversas curiosidades reveladas sobre a modalidade e o pombo-correio”, tendo ficado “fã de columbofilia”.

Algumas fotografias do dia na EB 1 de Jovim e Foz do Sousa.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Na sexta-feira, às 11h00, na Escola Básica de Jancido, 92 alunos, ouviram algumas curiosidades sobre a modalidade e ficaram a conhecer mais sobre o pombo-correio. A cativar os olhares da jovem plateia esteve, novamente, o presidente da Assembleia-Geral da GCG, Fernando Pereira, que foi a voz responsável por surpreender os presentes. Tal como na véspera, após este momento mais próximo de uma aula “ normal”, os alunos escreveram frases que foram colocadas em porta mensagens, posteriormente transportados pelos pombos-correio presentes. Os “atletas” foram soltos no pátio da escola, tendo deslumbrado os olhares do público.

A coordenadora da escola e professora responsável, Albertina Barbosa, sublinhou que quando foi revelado aos alunos o que iria acontecer, “a reação foi muito positiva, eles ficaram contentes e fizeram muitas perguntas”. Numa ação inédita na EB1 de Jancido, o interesse despertado leva Albertina Barbosa a considerar que “a columbofilia ganhou novos adeptos, tendo sido uma ação muito interessante e enriquecedora, principalmente, porque as crianças estiveram entusiasmadas”.

A professora revelou que os alunos “ vão fazer um trabalho sobre columbofilia” mas há outras sugestões para que a escola mantenha o contacto com a columbofilia, “houve quem sugerisse termos alguns pombos na escola, mas isso seria algo que teria de ser bem definido, temos de investigar as condições necessárias, nomeadamente ao nível de logística”, admitindo que para a comunidade escolar “foi tudo novidade”. Albertina Barbosa salientou que “o relacionamento direto com os animais acalma as crianças e ajuda ao bom desenvolvimento deles”. No futuro a coordenadora espera “repetir este tipo de iniciativas no futuro”.

Veja algumas fotografias dos momentos na EB1 de Jancido.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

A voz que cativou o público mais novo durante os dois dias, o presidente da Assembleia-Geral do GCG, Fernando Pereira, considerou que as crianças “ficaram contentes com a iniciativa”, realçando o facto de “o entusiasmo que se cria à volta da columbofilia é muito gratificante para quem faz estas iniciativas”. As duas sessões estão inseridas nas comemorações dos 90 anos do Grupo Columbófilo de Gondomar, coletividade fundada a 29 de setembro de 1927. A vontade do GCG em dinamizar “mais uma ação em prol da columbofilia”, referiu Fernando Pereira, encontrou, junto da desejo das direções das escolas em facultar aos seus alunos uma “aula” diferente, “uma maneira para a columbofilia chegar, de uma forma simplificada e bastante atrativa, ao público mais jovem”.

O “professor” nos dois dias, Fernando Pereira, realçou que “o balanço das duas atividades é positivo”, deixando, ainda assim, um desabafo, “na minha opinião há grandes feitos dos pombos-correio que poderiam ser lecionados na sala aula, bastava que os conteúdos fossem adaptados”. No futuro este tipo de ações dinamizadas pelo GCG junto das escolas do município é “para manter, porque se cria muito entusiasmo em torno do pombo-correio e da columbofilia”, assegura Fernando Pereira.

As mensagens vão ser devolvidas aos respetivos autores, quiçá para ajudar a fazer crescer a admiração dos alunos pelos pombos-correio e pela columbofilia.

One thought on “Em Gondomar as “aulas” tiveram como tema o pombo-correio e a columbofilia

Os comentários estão fechados.