Mira2017:Sporting Pigeons Team renovou o título por equipas e venceu o Pombo Ás no FCI Grand Prix

A 30ª edição dos Campeonatos Internacionais de Columbofilia, prova que é organizada pela FPC desde 1997, em Mira, centrou os olhares dos columbófilos e dos admiradores do pombo-correio no Columbódromo Internacional Gaspar Vila Nova. Na prova final, que decorreu no passado dia 2 de setembro, voaram 1089 “atletas”, em representação de columbófilos de 33 nacionalidades.

No Grande Prémio FCI Portugal, os alados da colónia da equipa portuguesa Sporting Pigeons Team, mostraram atributos, tendo renovado o título na classificação por equipas, através da equipa D, e conquistado a classificação do Pombo Ás, graças ao pombo-correio com a anilha nº 7117150/17, que obteve uma média de 3968,2183.

A equipa Sporting Pigeons Team é constituída por 4 elementos, resultando da junção dos três columbófilos da Sociedade Santa Barbara Pigeons, João André, José Ferreira Antunes e Afonso Andre, naturais do Carregado, com o columbófilo da Póvoa de Santa Iria, Pedro Porto. A FPC entrevistou a equipa, que teve um período atarefado, devido à participação em diversos derbies. A entrevista pode ser lida em seguida ou na seguinte ligação –Sporting Pigeons Team – entrevista.

FCI Grand Prix Portugal – Mira 2017 – Vencedor do Pombo Ás e Equipas

Pombo Ás: Atleta com a anilha nº 7117150/17

Equipas: Sporting Pigeons Team – equipa D

FPC- Que expetativas tinham quando decidiram inscrever o pombo-correio nº7117150/17, que venceu a classificação do Pombo Ás, no FCI Grand Prix Portugal?

Sporting Pigeons Team (SPT) – Esse pombo, como muitos outros que inscrevemos na competição de Mira, provêm de linhas ganhadoras, com resultados comprovados, inclusive em edições anteriores dos Campeonatos Internacionais de Columbofilia em Mira. O Invulgar-150 (nome do pombo-correio) tem a mesma linhagem da “atleta” que ficou em 4º, no campeonato do Pombo Ás, em 2016, no Campeonato da Europa. Outro pombo-correio da mesma linha é o Invencível, que fez história em 2014 ao ganhar a meia-final e a final em Mira.

FPC-Que importância tem este resultado para a colónia?

SPT- É bastante importante para a nossa equipa. Na campanha de 2017 já vencemos 5 competições do Pombo Ás, em diversos derbies. Essa vitória em Mira foi uma das cinco conquistas. Achamos que pode até ser um recorde na columbofilia a nível internacional, a mesma equipa conseguir conquistar 5 competições do Pombo Ás, no mesmo ano. No caso de Mira inscrevemos, efetivamente, muitos borrachos mas, nos outros quatro casos, foi o oposto.

FPC-Em 2016 a equipa Sporting Pigeons Team também venceu a competição por equipas. Que comentário a esta “renovação” do título?

SPT- É sempre com grande satisfação que vemos as vitórias nas classificações coletivas. Esses sucessos demonstram a regularidade/qualidade de um conjunto de pombos ao longo de uma competição, pois eles são testados em diferentes distâncias e sempre com condições de corrida distintas. A conquista da classificação coletiva serve para demonstrar que os “atletas” têm capacidades, em vários momentos da competição, e não apenas num único dia, como o caso da prova final. Em jeito de brincadeira, esta renovação do título calha bem, para compensar alguma falta de vitórias no futebol.

FPC-Acompanharam a prova final?

SPT-Sim, em Mira.

FPC-Que opinião têm sobre os Campeonatos Internacionais de Columbofilia, realizados em Mira desde 1997?

SPT- No geral a nossa opinião é muito positiva. Há sempre aspetos que podem ser melhorados mas, atualmente, os Campeonatos em Mira estão entre os Derbies mais bem organizados na Europa.

FPC- No futuro pretendem voltar a competir em Mira?

SPT- Sim, certamente que voltaremos a estar representados nas provas de Mira.

FPC- Quais são as caraterísticas que, na vossa opinião, mais se evidenciam nos pombos-correio da equipa Sporting Pigeons Team que têm participado nas provas de Mira?

SPT- As caraterísticas dos pombos-correio que foram enviados para Mira, na nossa opinião, não diferem muito das que possuem os nossos “atletas” que são inscritos em outros derbies, a nível internacional, com algumas nuances diferentes. Os resultados que temos obtido comprovam a qualidade da colónia: o segundo lugar que ocupamos no Mundial Ranking da FCI ou as vitórias obtidas na World League das corridas One Loft Race são a prova da consistência de resultados que a equipa tem obtido a nível nacional e internacional, pois disputamos derbies em todo o mundo. Temos também outra certeza, as caraterísticas naturais e as especificidades de cada derby, por vezes, condicionam o aparecimento de bons resultados, mas isso é algo com o qual também temos de lidar. Em cada derby queremos melhorar e, como é óbvio, conseguir melhores resultados, se assim não fosse a competição não teria graça.

FPC-Que mensagem gostavam de deixar aos columbófilos, provenientes de 33 países diferentes, que estiveram em competição?

SPT- Gostávamos de deixar uma mensagem de incentivo para que continuem a participar nos Campeonatos de Mira e noutras competições de derbies a nível nacional e internacional. Este tipo de provas prima pela igualdade competitiva entre todos os participantes, aspeto muitas vezes criticado pela maioria das pessoas, na prática da columbofilia normal, aquela que é praticada no dia a dia.

Pode consultar as classificações finais dos Campeonatos Internacionais de Columbofilia-Mira2017 aqui. A classificação por equipas, relativa ao FCI Grand Prix, está disponível na seguinte ligação. Os resultados do Pombo Ás, também no FCI Grand Prix, estão disponíveis em Mira 2017 – Resultados do Pombo Ás do Grande Prémio FCI Portugal.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Algumas fotografias dos elementos do Sporting Pigeons Team e dos seus “atletas”, num trabalho publicado pelo site PIPA. As fotografias foram cedidas pelo columbófilo João André.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A reportagem sobre a vitória da equipa Sporting Pigeons Team na classificação por equipas, nos Campeonatos Internacionais de Columbofilia-Mira2016, está disponível aqui- Sporting Pigeons Team venceu a competição por equipas em Mira .

Após a conquista em Mira, os resultados positivos continuam a aparecer para o Sporting Pigeons Team. Atualmente, e após 19 provas, a equipa lusa ocupa o 2º lugar na classificação do Mundial Ranking da Federação Columbófila Internacional (FCI), cuja classificação pode ser visualizada aqui . Os “atletas” da colónia do Sporting Pigeons Team têm também brilhado na World League ,do circuito One Loft Race , tendo conquistado, em 2017, na Masters World Division, dois títulos. Os rankings finais da edição de 2017 estão disponíveis em Winner Board 2017-Masters World Division.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Em 2018 os Campeonatos Internacionais de Columbofilia regressam a Mira, com a prova final a estar marcada para o próximo dia 1 de setembro. Para além de mais uma edição do FCI Grand Prix Portugal, o Columbódromo Internacional Gaspar Vila Nova recebe o Campeonato da Europa e o Campeonato da Europa Jovens. Como habitual, todas as novidades sobre o evento serão disponibilizadas no blogue e no site da FPC.