A columbofilia centrou as atenções dos alunos da escola EB1 de Gens e da EB1 de Atães

No final da semana passada mais duas escolas do Agrupamento nº1 de Gondomar proporcionaram aos seus alunos uma tarde diferente, com uma atividade que colocou em foco o pombo-correio e a columbofilia. Numa ação organizada pelo Grupo Columbófilo de Gondomar (GCG), em parceria com a Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC), mais de uma centena de estudantes do 1º Ciclo e do Jardim de Infância contactaram, em muitos casos pela primeira vez, com a modalidade e com a ave.

Na quinta-feira, dia 9 de novembro, na Escola Básica do 1º Ciclo de Gens, 31 crianças do 1º ciclo e 25 do Jardim de Infância, assistiram a tiveram uma “aula” diferente do habitual. Com o entusiasmo a ser visível entre os presentes, o “professor” da tarde foi o presidente da Assembleia-Geral do GCG, Fernando Caetano Pereira. Depois de um momento mais teórico, os jovens alunos escreveram algumas mensagens para serem transportadas pelos pombos-correio. Veja algumas imagens da manhã na EB1 de Gens. As mensagens foram devolvidas posteriormente aos seus autores.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O momento da tarde foi a largada dos pombos-correio, que decorreu no campo polidesportivo da escola. Mostramos-lhe um pequeno vídeo

As professoras responsáveis, Anabela Silva e Carla Batista, falaram com a FPC, no final da iniciativa e mostravam-se satisfeitas pela ação dinamizada junto dos alunos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

No dia seguinte, sexta-feira, 10, foi a vez de 48 alunos da EB1 de Atães terem uma tarde diferente. Enquanto Fernando Pereira discursava, os olhares dividiam-se entre as imagens projetadas e os “atletas” presentes nesta ação. No dia em que se realizava a Feirinha de S. Martinho na escola, para além dos alunos, alguns encarregados de educação e elementos do corpo docente da escola e do agrupamento, assistiram a largada dos “atletas”, que decorreu no pátio da escola.

No final, a coordenadora e professora da EB1 de Atães, Isaura Magano, fez um balanço da ação dinamizada na escola.

O “professor” nos dois dias, Fernando Caetano Pereira, falou com a FPC sobre estas ações, que estão inseridas na comemorações dos 90 anos do GCG, junto das escolas do município de Gondomar.

Na semana anterior o pombo-correio e a columbofilia estiveram em destaque na EB1 de Jovim e Foz do Sousa e na EB1 de Jancido. Recorde a reportagem aqui – Em Gondomar as “aulas” tiveram como tema o pombo-correio e a columbofilia.

As quatro ações desenvolvidas levaram a modalidade e o pombo-correio até 244 crianças. Quem sabe se, no futuro, a columbofilia não pode voar para os olhares de mais estudantes e, quiçá, conquistar novos praticantes para a modalidade. Os alados, é certo, já ganharam novos admiradores.

Pode consultar todas as reportagens sobre a columbofilia portuguesa no blogue e no site da FPC  .