A primeira conferência, a nível regional, apoiada pela Federação Columbófila Internacional (FCI), começou hoje, dia 19, no pavilhão B, do Parque de Feiras e Exposições de Tavira. Numa organização da FPC, o debate, durante dois dias, será centrado nas questões que afetam a columbofilia dos países ibéricos e mediterrânicos.
Estiveram representados, pelos respetivos delegados, Portugal, Espanha, Israel e Itália. Para além dos presidentes da FPC e da FCI, destaque também para as presenças do atual vereador do Desporto da Câmara Municipal de Tavira, José Guerreiro, de David Barros Madeira, atual vice-presidente da FCI e vice-presidente da Mesa do Congresso da FPC, Thomas Zimmermann, o primeiro embaixador da FCI, e gerente da unidade financeira da Benzing, José Tereso, ex-presidente da FPC e da FCI, Michel Vanlint, columbófila belga com diversas conquistas nacionais e internacionais, Frans Hermans, secretário do circuito FCI Grand Prix.
O vereador da Câmara Municipal de Tavira, José Guerreiro, foi o primeiro a intervir. Veja a parte final do discurso no vídeo seguinte.
Os trabalhos prosseguiram, com o presidente da FCI, István Bardos, a destacar a primeira edição da conferência, aproveitando também para falar um pouco sobre a história e os objetivos da entidade. O responsável salientou a importância da columbofilia nas sociedades e na história da Humanidade, destacando que “a columbofilia é parte da herança de todo o mundo” e frisou a vontade de repetir a iniciativa no futuro.
A segunda intervenção esteve a cargo do presidente da FPC, José Luís Jacinto, que destacou a vontade de aumentar o número de países participantes na conferência, alargando o debate às questões que afetam a columbofilia praticada nos países latino americanos. José Luís Jacinto mostrou-se satisfeito por a FPC organizar a primeira conferência Mediterrânica.
O elemento da empresa Duodata.net, Miguel Santos, foi a voz que apresentou aos conferencistas presentes, os sistemas informáticos e recursos disponibilizados pela FPC aos columbófilos portugueses. Com o mote “sistemas de informação para a columbofilia em Portugal”, a apresentação destacou as inovações informáticas promovidas pelas FPC nos últimos anos.
O debate no primeiro dia da Conferência Mediterrânica terminou às 19h45. Amanhã, dia 20, os trabalhos começam às 11h00, após a cerimónia oficial de abertura da 45.ª Exposição Nacional e 1.ª Exposição Mediterrânica de Columbofilia.
Consulte o programa oficial, versão portuguesa, Programa provisório – português.
See the oficial program of the 1.st Mediterranian Regional Conference –Programa conf. FCI – inglês.
Este sábado venha até ao Parque de Feiras e Exposições de Tavira e faça parte do primeiro grande evento columbófilo de 2018. A 45.ª Exposição Nacional e 1.ª Exposição Mediterrânica de Columbofilia abrem ao público às 9h00 e encerram às 19h00. Durante o dia estão previstas diversas cerimónias de entrega de prémios e decorrem também as classificações dos “atletas”, por isso os motivos de interesse não vão faltar para os visitantes que se deslocarem até ao município tavirense.
Os pombos-correio que vão competir no evento já começaram a chegar. Já sabe, continue a seguir o blogue e o site da FPC para saber todas as novidades.
One thought on “Já começou a 1.ª Conferência Regional Mediterrânica”
Os comentários estão fechados.