O Parque de Feiras e Exposições de Tavira acolheu o primeiro grande evento columbófilo de 2018. Durante dois dias o público que visitou o espaço contactou com os “atletas” que mais se destacaram, na campanha desportiva de 2017, tendo ficado a conhecer os vencedores da 45.ª edição da Exposição Nacional, bem como os premiados da 1.ª Exposição Mediterrânica, que contou com a participação de pombos-correio de Portugal, Espanha e Itália.
Cerca de seis centenas de alados mostraram atributos no evento organizado pela Associação Columbófila do Distrito de Faro (ACD Faro), com o apoio da Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC), da Câmara Municipal de Tavira e da Federação Columbófila Internacional (FCI).
A abertura ao público decorreu às 9h00 do passado sábado, dia 20 de janeiro.
Os “atletas” exibiram-se perante os visitantes ao longo de dois dias.
Os pombos-correio competiram em duas classes: sport e standard. Em sport foram classificados em sete categorias: velocidade, meio-fundo, fundo, absoluta, maratona, yearlings e adultos. Na classe de standard a competição esteve dividida em três: Olímpicos, Livres e Borrachos. Em standard a competição é também dividida entre Machos e Fêmeas.
Cerca de uma hora depois decorreu a cerimónia de inauguração Oficial da Exposição, um momento presenciado por centenas de visitantes e que contou com a presença de representantes de diversas entidades Oficiais e parceiras do evento. As classificações das diversas categorias estão disponíveis no site da FPC.
Nos próximos dias vamos trazer-lhe diversas reportagens sobre o evento que decorreu em terras tavirenses e que centrou as atenções de columbófilos, admiradores do pombo-correio e curiosos que contactaram, de perto, com os “atletas” e com a columbofilia. Continue atento ao blogue e ao site da FPC porque vamos mostrar-lhe os momentos que marcaram a 45.ª Exposição Nacional e 1-ª Exposição Mediterrânica de Columbofilia.