No primeiro dia, de abertura ao público, da 45.ª Exposição Nacional decorreram as classificações dos pombos-correio presentes no Parque de Feiras e Exposições de Tavira. Os juízes classificadores começaram por avaliar os pombos-correio inscritos na Exposição Nacional, tendo as classificações da primeira edição da Exposição Mediterrânica decorrido no período da tarde.
Após uma breve reunião com o presidente do Conselho de Arbitragem da FPC e juiz classificador Olímpico, José Maria Gonçalves, os 17 juízes classificadores portugueses que estiveram presentes iniciaram a observação e avaliação dos pombos-correio. Estiveram presentes também dois juízes classificadores espanhóis e um juiz italiano. De salientar que diversos juízes já participaram em edições das Olimpíadas de Columbofilia sendo por isso, também, juízes classificadores Olímpicos.
Veja a lista de juízes que começou a avaliar os concorrentes na 45.ª Exposição Nacional. Juízes classificadores-45.ªExposição Nacional.
Na 1.ª Exposição Mediterrânica, cujas classificações começaram às 14h00 do passado sábado, dia 20 de janeiro, deram o seu contributo cinco juízes (2 portugueses, 2 espanhóis e 1 italiano). A lista dos juízes classificadores que avaliaram os primeiros “atletas” a concorrer o título de primeiros vencedores da Exposição Mediterrânica pode ser consultada aqui Juízes classificadores-1ª Exposição Mediterrânica.
As imagens das primeiras classificações, já com diversos vencedores em destaque. As classificações da Exposição Mediterrânica começaram às 14h00.
Todas as classificações, das duas classes, nas diversas categorias, estão disponíveis no site da FPC.
A manhã de sábado terminou com um momento de homenagem e tributo a diversos columbófilos e dirigentes. A cerimónia de entrega dos Prémios Mérito e Carreira, dinamizada pela FPC, com os nomeados a serem escolhidos pelas Associações Distritais, começou ao 12h00.
O blogue e o site da FPC vão trazer-lhe as imagens da cerimónia e os momentos que marcaram a 45.ª Exposição Nacional e 1.ª Exposição Mediterrânica de columbofilia. Siga as reportagens sobre o primeiro grande columbófilo de 2018, que decorreu no município tavirense, e foi organizado pela Associação Columbófila do Distrito de Faro, em colaboração com a Federação Portuguesa de Columbofilia, a Câmara Municipal de Tavira e a Federação Columbófila Internacional.