Jorge Augusto Silva Lopes teve o 1º pombo com a melhor média na prova nacional de Valência Del Cid, no distrito de Aveiro, com o pombo nº 5060803/15.
Como e quando é que decidiu entrar para o “mundo” da columbofilia?
JL – Uns amigos motivaram-me para praticar este desporto quando me ofereceram alguns borrachos e, em 2008, eu e a minha mãe, Alice da Conceição Silva, decidimos dar início a este nobre desporto.
Logo no primeiro ano fomos campeões de iniciados na Associação columbófila do Distrito de Aveiro e a partir daí comecei a ter uma enorme paixão pelos pombos. Claro que este sucesso deve-se principalmente à ajuda que tive por parte de alguns amigos columbófilos.
Olhando para a solta do dia 2 de junho, o que pensa desta prova nacional de fundo de âmbito nacional organizada pela FPC? Que balanço faz?
JL – Para mim, é uma das provas que todos gostam e mais aguardam numa época desportiva, a prova nacional de fundo. Claro que, no meu caso, o balanço é positivo, ter o melhor pombo com a melhor média nesta prova é algo que todos os columbófilos gostariam de conseguir.
Qual é a sensação de ter ganho o 1º distrital numa prova com esta dimensão?
JL – É difícil de descrever, pois entre tantos bons columbófilos do distrito de Aveiro, alcançar o primeiro lugar é uma enorme alegria. Mesmo com algumas dificuldades e muito trabalho, ver chegar uma pomba que realizou cerca de 700 km não há palavras para descrever tanta emoção e alegria.
Que tipo de preparação fez aos seus pombos para esta prova?
JL – A melhor preparação é treinar bem os pombos, estarem de boa saúde e principalmente ter uma boa alimentação. Tratar o pombo-correio com muito carinho e dedicação para que ele possa realizar uma boa prova e dar alegrias ao seu dono.
Acha que a Federação Portuguesa de Columbofilia deve continuar a organizar as provas de fundo de âmbito nacional (soltas únicas e conjuntas) com partida em Valência?
JL – Sem dúvida alguma, pois só assim também se poderá competir a nível nacional com todos os columbófilos, testando a capacidade dos nossos pombos juntamente com os outros columbófilos. Para mim é uma das provas mais importantes a nível de fundo. É a prova rainha.
Aproveito para dedicar esta vitória a todos os columbófilos, nacionais ou distritais, e a todos os meus amigos que me têm ajudado a alcançar muitos dos êxitos nas provas de fundo.
Durante a próxima semana, continuaremos a dar a conhecer os columbófilos que classificaram o 1º pombo distrital, com a melhor média na prova nacional de Valência que decorreu no passado dia 02 de junho de 2018.