A equipa “Os Benitos”, teve o 1º pombo com a melhor média na prova nacional de Valência Del Cid, no distrito de Beja, com o pombo nº 5318851/15.
Como e quando é que decidiu entrar para o “mundo” da columbofilia?
JR – Sou columbófilo desde 2006, porém sempre tive pombos embora não participasse em campeonatos.
Entrei para a columbófila através de um amigo, que toda a vida foi columbófilo. Um dia fomos às Olimpíadas de Basileia e a partir daí nasceu o entusiasmo pela competição.
Olhando para a solta do dia 2 de junho, o que pensa desta prova nacional de fundo de âmbito nacional organizada pela FPC? Que balanço faz?
JR – Considero a prova muito importante, devido à escala nacional , dando a oportunidade a todos os columbófilos de participarem.O balanço é positivo e toda a equipa organizadora está de parabéns.
Qual é a sensação de ter ganho o 1º distrital numa prova com esta dimensão?
JR – Por detrás de todos os triunfos, está sempre muito trabalho, amor e suor investido, é gratificante ver esse investimento dar frutos. A sensação é única, não é comparável!
Que tipo de preparação fez aos seus pombos para esta prova?
JR – No ano passado fui classificado em 1º da zona Norte e este ano voltei apenas a repetir rituais que já tinha apresentado resultados muito positivos. O campeonato foi feito com olhos sempre fixados na prova de Valência, com muito descanso, boa nutrição e treinos matinais diários.
Acha que a Federação Portuguesa de Columbofilia deve continuar a organizar as provas de fundo de âmbito nacional (soltas únicas e conjuntas) com partida em Valência?
JR – Considero de imensa importância para os Columbófilos, a federação continuar a proporcionar este tipo de provas.