Entrevista ao 1º classificado no Grande Prémio FCI – (Class Loft – Jansienes P. Karst)

 

Publicity2

Class Loft – Jansienes P. Karst, do distrito de Braga, foi o 1º classificado no Grande Prémio FCI

1- Que expetativas tinha quando decidiu inscrever este pombo-correio no FCI Grand Prix Portugal? Foi a primeira vez que esteve representado na competição de Mira?

Sendo o quarto ano consecutivo que a Classloft participa na prova, as expectativas eram altas. Trabalhamos o ano inteiro para chegar a este momento, que é de um reconhecimento fantástico para os columbófilos de todo o mundo, o nosso árduo trabalho culmina em momentos como este. Ganhar, além de ser um reconhecimento da qualidade do nosso pombal, é também um motivo de grande orgulho. Ao longo destes 4 anos de competição, obtivemos resultados muito promissores: No primeiro ano, ficámos em segundo lugar na categoria ‘Pombo Ás’; no segundo ano ganhámos na categoria de equipas; no 3º ano, na semi-final, ganhámos o primeiro e o segundo lugar; e finalmente, este ano ficámos em primeiro lugar na prova final.

2- Que importância tem este resultado para a si?

Além da visibilidade que a nossa equipa ganhou, é bom sabermos quais os pombos reprodutores com a melhor linhagem, para desta forma continuarmos a apostar nessa mesma linhagem. Esforçámo-nos para que este resultado fosse possível, e vamos continuar a fazê-lo.

3- Acompanhou a prova?

Sim, não podia perder a oportunidade! Foi com grande alegria que vivemos esta vitória.

4- Que opinião tem sobre os Campeonatos Internacionais de Columbofilia, realizados em Mira desde 1997?

É importante que estes campeonatos existam e sejam promovidos. É nestas competições que temos a oportunidade de promover a columbofilia e ficar a conhecer columbófilos de todo o mundo. As redes de conhecimento que estas competições permitem criar estabelecem relações que futuramente podem ser relações profissionais e, por sua vez, relações de confiança. É aqui que mostramos o nosso trabalho e vemos o trabalho de outros columbófilos, e isso, na nossa opinião, é insubstituível.

5- No futuro pretende voltar a competir em Mira?

Sim, sem dúvida! Podem contar connosco no próximo ano.

6- Quais são as características que, no seu entender, mais se evidenciam nos pombos Portugueses?

Na realidade, o meu conhecimento dos pombos portugueses não é muito relevante, uma vez que os meus pombos reprodutores são belgas e holandeses.

7- Que mensagem gostava de deixar aos columbófilos, provenientes de 29 países diferentes, que estiveram a competir em Mira?

Gostaria de agradecer o bom ambiente que foi proporcionado, algo apenas possível com a presença de todos. Quantos mais pombos participarem nesta provas, mais alegria e diversão podemos ter. Mais do que ganhar que, claro, é importante, algo que igualmente retiramos destas provas é sentir o prazer da columbofilia, algo que estou certo de que todos os estiveram presentes vão entender.