Mira 2019| Entrevista ao criador do campeão

O primeiro pombo a chegar a Mira, na final dos Campeonatos Internacionais – o 01592-368/19, da equipa alemã Team Sylt 2000 – chamou a atenção de todos!

Numa prova dura, chegou com quase uma hora de avanço em relação ao segundo classificado e demonstrou estar em grande forma física.

Heinz Fenten, o criador deste campeão, mostra-se satisfeito com o resultado e acredita que vem comprovar a estratégia que tem vindo a desenvolver enquanto criador.

Com elogios à competição, Heinz Fenten assegura que no próximo ano vai voltar a ter pombos em Mira!

Heinz Fenten
  1. Que expetativas tinha quando decidiu inscrever este pombo no FCI Grand Prix Portugal?

Envio sempre um grande número de jovens. Portanto, tenho de escolher aqueles que já são mais velhos e independentes na altura do envio. Naturalmente, a genética também desempenha um papel importante. O pai do pombo vencedor é de Heinz Meier-Rahden, da linha “Kannibaal” de D. v. Dyck x “Euro”, de Leo Heremans. A mãe é de Rainer Püttmann, filha de “Ringlose” de Günter Prange.

2. Para si, o que significa alcançar este resultado?

Viajei ativamente com meus pombos por muitos anos, participei em derbies e os meus pombos já ganharam alguns prémios importantes. É claro que estou muito satisfeito por um pombo criado por mim para a Team Sylt 2000 ter ganho o Grand Prix Gaspar Vila Nova. Esta também é uma confirmação da minha estratégia de criação, na qual procuro apenas pombos de topo.

3. Esta foi a primeira vez que esteve representado em Mira?

Já participei várias vezes do Grand Prix Gaspar Vila Nova, com pombos na Team Sylt 2000 e também com pombos em meu nome.

4. Acompanhou a prova?

Também sou fã de futebol e tinha o jogo FC Schalke 04 X Hertha BSC Berlin, mas os meus amigos do Team Sylt 2000, que estavam em Mira, informaram-me imediatamente por telefone.

5. Qual a sua opinião sobre esta competição, organizada pela Federação Portuguesa de Columbofilia?

Ouvi dizer que esta prova, realizada há muitos anos pela Federação Portuguesa de Columbofilia, é um sucesso. Os columbófilos alemães sentiram-se muito bem em Mira. A organização dos campeonatos é muito boa e a prova final é sempre um evento muito agradável. É possível conhecer muitas pessoa até jovens criadores de pombos. A Federação Portuguesa está de parabéns.

5. Vai voltar a competir em Mira no próximo ano?

É claro que vou enviar pombos para Mira novamente no próximo ano.

6.Quais são as principais caraterísticas dos seus pombos?

Tento criar pombos que sejam sempre bem sucedidos e não apenas quando há um bom contato e uma curta distância.

7. Que mensagem gostaria de deixar a todos os que participaram nas provas de Mira?

Que continuem a participar com os seus melhores pombos nestas competições. O derby está organizado de forma transparente. E, se possível, que estejam também presentes na prova final, em Mira. Aí podem conhecer bons criadores e participar na magnífica cerimónia de entrega de prémios.

Recordamos que o magnífico campeão – 1592-368/19 – está em leilão até ao final do dia (22H00) de segunda-feira, 16 de setembro.