O primeiro pombo a chegar a Mira, na final dos Campeonatos Internacionais – o 01592-368/19, da equipa alemã Team Sylt 2000 – chamou a atenção de todos!
Numa prova dura, chegou com quase uma hora de avanço em relação ao segundo classificado e demonstrou estar em grande forma física.
Heinz Fenten, o criador deste campeão, mostra-se satisfeito com o resultado e acredita que vem comprovar a estratégia que tem vindo a desenvolver enquanto criador.
Com elogios à competição, Heinz Fenten assegura que no próximo ano vai voltar a ter pombos em Mira!

- Que expetativas tinha quando decidiu inscrever este pombo no FCI Grand Prix Portugal?
Envio sempre um grande número de jovens. Portanto, tenho de escolher aqueles que já são mais velhos e independentes na altura do envio. Naturalmente, a genética também desempenha um papel importante. O pai do pombo vencedor é de Heinz Meier-Rahden, da linha “Kannibaal” de D. v. Dyck x “Euro”, de Leo Heremans. A mãe é de Rainer Püttmann, filha de “Ringlose” de Günter Prange.
2. Para si, o que significa alcançar este resultado?
Viajei ativamente com meus pombos por muitos anos, participei em derbies e os meus pombos já ganharam alguns prémios importantes. É claro que estou muito satisfeito por um pombo criado por mim para a Team Sylt 2000 ter ganho o Grand Prix Gaspar Vila Nova. Esta também é uma confirmação da minha estratégia de criação, na qual procuro apenas pombos de topo.
3. Esta foi a primeira vez que esteve representado em Mira?
Já participei várias vezes do Grand Prix Gaspar Vila Nova, com pombos na Team Sylt 2000 e também com pombos em meu nome.
4. Acompanhou a prova?
Também sou fã de futebol e tinha o jogo FC Schalke 04 X Hertha BSC Berlin, mas os meus amigos do Team Sylt 2000, que estavam em Mira, informaram-me imediatamente por telefone.
5. Qual a sua opinião sobre esta competição, organizada pela Federação Portuguesa de Columbofilia?
Ouvi dizer que esta prova, realizada há muitos anos pela Federação Portuguesa de Columbofilia, é um sucesso. Os columbófilos alemães sentiram-se muito bem em Mira. A organização dos campeonatos é muito boa e a prova final é sempre um evento muito agradável. É possível conhecer muitas pessoa até jovens criadores de pombos. A Federação Portuguesa está de parabéns.
5. Vai voltar a competir em Mira no próximo ano?
É claro que vou enviar pombos para Mira novamente no próximo ano.
6.Quais são as principais caraterísticas dos seus pombos?
Tento criar pombos que sejam sempre bem sucedidos e não apenas quando há um bom contato e uma curta distância.
7. Que mensagem gostaria de deixar a todos os que participaram nas provas de Mira?
Que continuem a participar com os seus melhores pombos nestas competições. O derby está organizado de forma transparente. E, se possível, que estejam também presentes na prova final, em Mira. Aí podem conhecer bons criadores e participar na magnífica cerimónia de entrega de prémios.
Recordamos que o magnífico campeão – 1592-368/19 – está em leilão até ao final do dia (22H00) de segunda-feira, 16 de setembro.
