“Só os mais fortes conseguem vencer em Mira”

Mohammed Al-Khaldi, da Team Alnomas, o segundo classificado no FCI Grand Prix Portugal Mira 2019, é um fã assumido dos campeonatos de Mira que segue de perto desde 2016. Em entrevista, assume as dificuldades vividas na edição deste ano e mostra-se já com elevadas expectativas para 2020.

Mohammed Al-Khaldi com José Luís Jacinto, presidente da Federação Portuguesa de Columbofilia

Que expectativas tinha quando decidiu inscrever este pombo no FCI Grand Prix Portugal?Tenho sempre elevadas expectativas quando participo nos derbys. Quando envio os pombos espero sempre obter excelentes resultados, mas, às vezes, as classificações não são tão boas quanto esperava.

Que importância tem, para si, este resultado?

Fiquei muito feliz porque foi o meu melhor resultado no derby de Mira. Tenho visto os meus resultados a melhorar nas provas de Mira, mas este ano foi quase perfeito. Não venci, mas espero vencer no próximo ano.

Esta não foi a primeira vez que esteve representado na competição de Mira…

Não, participo desde 2016 todos os anos.

Acompanhou a competição? De que forma?

Assisti à prova final em Mira. Este ano foi a minha segunda vez em Portugal para ver a corrida final do MIRA One Loft Race.

Qual a sua opinião sobre este derby, organizado pela Federação Portuguesa de Columbofilia?

Para mim é uma grande competição. Primeiro, porque não é particular. Depois, porque está muito bem organizada, temos muita informação sobre o que se vai passando, vídeos de todos os treinos e transparência por parte dos organizadores. Mira é uma boa prova para os meus pombos porque é difícil e tem habitualmente vento forte. Só os mais fortes conseguem vencer. Este ano foi particularmente difícil, mas no próximo ano será novamente uma corrida perfeita.

Vai voltar a competir em Mira?

Sim, claro… no próximo ano os meus amigos do Qatar e do Kuwait querem participar de novo.

Quais considera as grandes qualidades dos seus pombos?

Os meus pombos têm sangue forte, voam bem em corridas difíceis. Tenho pombos de diferentes criadores.

Que mensagem gostaria de deixar aos columbófilos que participaram nos campeonatos de Mira?

Recomendo Mira! O programa da competição não é o mais difícil, o que significa que muitos pombos têm oportunidade de ter uma boa pontuação no Grand Prix FCI. Infelizmente este ano a prova foi extremamente difícil, muitos pombos chegaram no dia seguinte e no outro, etc… porque estavam em boas condições!