
Tendo em conta os últimos desenvolvimentos relacionados com a pandemia provocada pelo vírus SARS-CoV-2 (Covid-19) e considerando as restrições implementadas, a Direção da Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC) decidiu adiar a data da realização dos Campeonatos Internacionais de Mira para outubro. Também o prazo para receção dos pombos foi estendido.
A prova final dos Campeonatos Internacionais de Mira estava inicialmente prevista para o dia 5 de setembro de 2020, no entanto, todos os constrangimentos provocados pela doença Covid-19 levaram a Direção da FPC a adiá-la para o próximo dia 24 de outubro.
No âmbito desta alteração, foi também decidido alargar o prazo de receção dos pombos, que se iniciou a 1 de abril e se previa que decorresse até 15 de maio, até ao dia 30 de junho de 2020.
Toda a informação relacionada com Mira 2020 já está disponível no site do evento:
http://www.fpcolumbofilia.pt/Mira2020/

Os Campeonatos Internacionais de Mira contam com cinco provas em simultâneo, a decorrer no Columbódromo Internacional Gaspar Vila Nova, em Portomar, Mira – FCI Campeonato da Europa e da Europa de Jovens; Torneio Ibero Latino Americano – AILAC; FCI Grand Prix de Portugal; Liga Nacional dos Campeões e Campeonato Nacional de Jovens. A prova final contempla uma distância de aproximadamente 400 quilómetros. O valor total dos prémios em jogo é de 55 mil euros.
Este ano, numa iniciativa inédita, a FPC está a oferecer a inscrição de um pombo, no valor de 100 €, no FCI Grand Prix de Portugal aos vencedores do passatempo #pigeonscovidchallenge, na categoria de fotografia e na de vídeo. O objetivo é que os columbófilos enviem imagens (fotografias e pequenos vídeos) onde mostrem como estão a passar este período de isolamento social devido à Covid-19. Saiba mais sobre este desafio em : https://press.fpcolumbofilia.pt/2020/04/09/federacao-lanca-desafio-aos-columbofilos/