
Portugal venceu o Campeonato Comparativo Experimental 2020, realizado pela primeira vez este ano. A iniciativa da AILAC – Associação Ibero Latino Americana de Columbofilia foi organizada pela Argentina e englobou o desempenho dos pombos participantes em dois eventos competitivos.
A classificação foi obtida através da média dos resultados alcançados no Derby Anual Ibero Latino Americano, no Mar del Plata, na Argentina, e no Torneio Ibero Latino Americano, disputado a 24 de outubro, no Columbódromo Internacional Gaspar Vila Nova, em Mira.
Portugal conquistou 882.32 pontos, conseguindo assim o primeiro lugar. Seguiu-se o Uruguai com 870.30 pontos, a Roménia com 867.97. Fora do pódio ficou a Argentina (4º lugar) com 866.12 pontos, o Perú (5º) com 865.05, a Colômbia (6º) com 676.50 e, na sétima posição, a Espanha com 676.32 pontos.
A ponderação é feita com base na performance, desempenho, distância percorrida e outros parâmetros dos atletas alados. As classificações foram divulgadas esta quarta-feira (dia 28 de outubro) pela organização.
A Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC) orgulha-se dos resultados obtidos por Portugal que mostram a qualidade e profissionalismo dos pombos portugueses. A FPC saúda a AILAC por esta iniciativa e felicita todos os participantes, com especial relevo para os columbófilos nacionais.
