
Poder ganhar uma prova tão importante como o Campeonato Europeu que se realiza em Mira, com o prestígio que tem e a dificuldade que isso implica, é o sonho de muitos columbófilos europeus

Miguel Àngel Veny Mestre sagrou-se campeão da Europa em Mira 2020. A participar pela segunda vez nesta competição, diz que vencer um campeonato da europa é o sonho de muitos columbófilos e uma das melhores experiências que um apaixonado pela modalidade pode ter. Leia a entrevista que o columbófilo de Maiorca, Espanha, deu à Federação Portuguesa de Columbofilia, no rescaldo de Mira.
FPC – Que expetativas tinha quando decidiu inscrever este pombo-correio nos campeonatos de Mira?
Miguel Àngel Veny Mestre – O pombo vencedor do Campeonato da Europa era o meu pombo favorito da equipa presente em Mira. Era um pombo que já tinha qualidades excecionais de equilíbrio, asa, força, vitalidade… e foi por isso que decidi inscrevê-lo no Campeonato da Europa. Além disso, é de uma linha que me deu muitas alegrias, tanto em derbys como no meu pombal.
Por isso, registei-o com a intenção de poder ganhar o campeonato, embora sabendo da dificuldade de ganhar um campeonato europeu, frente a grandes columbófilos de toda a Europa, e como é difícil obter um bom resultado em Mira, onde competem os melhores columbófilos e pombos de grande qualidade.
Que importância tem este resultado para a si?
É o resultado mais importante da minha carreira desportiva na Columbofilia. Poder ganhar uma prova tão importante como o Campeonato Europeu que se realiza em Mira, com o prestígio que tem e a dificuldade que isso implica, é o sonho de muitos columbófilos europeus. Portanto, ser capaz de viver esse sonho é uma das melhores experiências que pode acontecer a um columbófilo.
Foi a primeira vez que esteve representado na competição de Mira? Acompanhou a prova?
Esta foi a minha segunda participação no Campeonato da Europa, em Mira. Em 2019 participei pela primeira vez e fui o 32º. Em 2020, na minha segunda participação tornei-me campeão europeu! Curiosamente, o pombo de 2019 e o de 2020 são irmãos.
Acompanhei a prova através da transmissão por Facebook. Estava entusiasmado com a possibilidade de estar presente na final, mas devido à pandemia Covid-19 não foi possível viajar para Portugal.
Que opinião tem sobre os Campeonatos Internacionais de Columbofilia, realizados em Mira desde 1997?
Os campeonatos internacionais realizados em Mira são atualmente campeonatos muito prestigiados, conhecidos em todo o mundo, e nos quais os melhores columbófilos competem.
Na minha opinião, em Mira, faz-se uma boa gestão dos campeonatos, com uma preparação muito boa dos pombos, planeando à solta, e com a melhor comunicação com os participantes. Por tudo isto, é um dos melhores derbys do circuito internacional.

Os campeonatos internacionais realizados em Mira são atualmente campeonatos muito prestigiados, conhecidos em todo o mundo, e nos quais os melhores columbófilos competem.
No futuro pretende voltar a competir em Mira?
Sim, espero estar presente em 2021 em Mira, para poder voltar a disputar o Campeonato da Europa, com a esperança de voltar a ter um bom resultado.
Quais são as características que, no seu entender, mais se evidenciam nos seus pombos?
Na minha opinião, os meus pombos são pombos que se adaptam muito bem às diferentes circunstâncias e podem alcançar um bom nível tanto em soltas rápidas como em longas e difíceis.
O meu pombal está localizado em Maiorca (Espanha), que é uma ilha, e, portanto, quando solto os pombos eles voam sobre o mar, que é um elemento que coloca uma vantagem de dificuldade para os pombos. Na nossa Columbofilia, os pombos devem ser capazes de ser rápidos quando as circunstâncias o exigem, mas também ser tenazes e resistentes quando as soltas são complicadas devido a situações climáticas adversas, que sobre o mar são mais extremas do que em terra.
Que mensagem gostava de deixar aos columbófilos que estiveram a competir em Mira?
Este ano de 2020, como é habitual, houve uma grande competição para vencer os campeonatos internacionais de Mira. Todos os columbófilos que participaram estiveram a um grande nível e permitiram que a competição em Mira fosse tão bonita. É por isso que encorajo todos os columbófilos que participaram neste 2020, e aqueles que não participaram, a participarem em 2021.
