A importância dos Campeonatos de Borrachos

Campeonato de Borrachos 2020 – Aveiro

A Columbofilia orgulha-se de representar o país ao mais elevado nível competitivo. No entanto, desde que a FCI integrou no programa olímpico as categorias de borrachos, nas classes de Standard e Sport, as seleções nacionais nunca integraram pombos que representassem Portugal nestas categorias. A Federação Portuguesa de Columbofilia está assim profundamente empenhada em incentivar a realização de campeonatos de borrachos, nomeadamente com a criação de um apoio às associações que decidam organizar este tipo de competição.

Desta forma, cada Associação que implemente os campeonatos de borrachos, com os parâmetros definidos pelo programa olímpico, recebe mil euros a título de apoio organizativo. No caso de haver Associações que não aderem, a Federação pode procurar uma coletividade, no âmbito dessas Associações, que esteja disponível para o fazer de forma aberta aos columbófilos do distrito. Essa coletividade receberá o mesmo apoio financeiro.

Esta medida começou a ser implementada no ano passado, com a FPC a apoiar as Associações Distritais de Aveiro, Coimbra, Leiria, Porto e Setúbal a serem apoiadas. O objetivo é não só apoiar a dinamização de mais uma competição desportiva, oferecendo aos columbófilos uma nova vertente competitiva, mas também criar condições para que Portugal esteja representado na próxima Olimpíada com uma equipa completa nas duas classes (Sport e Standard).

A Federação tem vindo a auscultar as Associações que já experienciaram organizar uma competição deste tipo para conhecer as principais vantagens, dificuldades e ouvir sugestões. Nos próximos dias, publicaremos o resultado dessas entrevistas, começando pela Associação Columbófila Distrital de Aveiro.