Acidente com camião da ACD Braga

Um camião da Associação Columbófila do Distrito de Braga, que transportava pombos para a prova de domingo e se dirigia para Santa Margarida do Sado (Ferreira do Alentejo), despistou-se durante a madrugada na autoestrada A2, na zona da Marateca, e tombou ficando imobilizado na vala lateral da via. Ambos os motoristas ficaram feridos, um deles já teve alta hospitalar e o outro permanece internado, embora não corra risco de vida. A maioria dos pombos sobreviveu ao acidente.

A Federação Portuguesa de Columbofilia vem expressar a sua solidariedade para com a ACD Braga e os seus columbófilos, desejando rápidas melhoras aos motoristas envolvidos.

A FPC agradece a onda de solidariedade e de apoio que de imediato se gerou em toda a estrutura columbófila, nomeadamente da ACD Setúbal, da de Viana e da do Porto que mobilizaram pessoas para o local.

Um agradecimento especial aos Bombeiros Águas de Moura que prestaram todo o auxílio aos motoristas e pombos. Depois de assistirem os condutores, os bombeiros continuaram a acompanhar os pombos, nomeadamente fornecendo-lhes água e tudo o que foi necessário para o bem estar dos animais. A FPC ficará para sempre grata.

A FPC vem ainda reconhecer a aplaudir todas as entidades que estiveram envolvidas no complexo processo de recolha e resgate dos pombos, assim como todas as entidades que se têm demonstrado solidárias para com a ACD Braga.

APELO

Uma vez que alguns pombos conseguiram escapar do local do acidente antes de serem resgatados, apelamos a todos os columbófilos que comuniquem pombos de terceiros que eventualmente tenham entrado nos seus pombais.