
Almerindo Mota, diretor desportivo da Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC), deslocou-se este domingo, dia 20 de junho, à Galiza, Espanha, para recolher pombos-correio que estavam perdidos. Foram recolhidos 166 pombos dos distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Faro, Lisboa, Porto e Viana do Castelo.

O responsável da FPC foi acompanhado por Paulo Silva, motorista de longo curso, da zona do Porto, que muito tem colaborado na recuperação de pombos-correio ao longo dos anos e a quem a federação expressa os maiores agradecimentos. A FPC agradece penhoradamente às autoridades da Galiza, bem como a todos os columbófilos que se mobilizaram para que fosse possível devolver aos seus pombais estes pombos-correio, especialmente a Alfonso Pozaco (Porriño), Enrique García (Vigo), Antonio Camilo Pereiro (Gondomar/Nigrán/Bayona), Enrique Freire (Pontevedra), Derby Rías Baixas, Carlos Balboa (Salnés), Daniel Santiago Rodríguez Dopazo (Santiago) e Manuel Fernández Mallo (Coruña).

Os pombos-correio foram separados, alimentados e abeberados (veja o vídeo). Vão ser entregues pela FPC às associações distritais que os farão chegar aos seus proprietários. Continuam a ser localizados pombos-correio na zona da Galiza. A FPC fará todas as diligências necessárias para garantir o seu regresso a casa.