Federação prepara futuro da Columbofilia com a colaboração dos praticantes

Terminada a Época Desportiva 2022, a Federação Portuguesa de Columbofilia decidiu abrir o debate sobre algumas questões desportivas para poder adotar um modelo desportivo estável. Nesse sentido, iniciou de imediato a consulta e, através de um questionário online, contou com a participação de centenas de columbófilos.

O período de consulta decorreu de 17 a 28 de junho de 2022 e permitiu recolher respostas de praticantes de todo o país, incluindo ilhas.

O limite da designação de pombos para efeitos desportivos, as provas de caráter nacional e o número de pombos a enviar em cada época desportiva, por especialidade, foram as questões abordadas. As opiniões não foram, como é possível verificar nos gráficos em baixo, consensuais, mas serão um importante contributo para a próxima fase – a realização de uma Reunião Geral com os Delegados ao Congresso.

Este encontro, de debate mais amplo, decorre nos dias 9 e 10 de julho, em Mira, e visa auscultar as várias sensibilidades existentes sobre o modelo desportivo e promover a discussão sobre o futuro da Columbofilia.

A FPC considera que “a modalidade não pode estar sujeita a critérios de exclusiva conveniência, sejam eles de caráter desportivo, económico ou outro”. Está focada em “traçar uma orientação que evite visões estritas e sobretudo que atenda aos novos desafios que a sociedade nos coloca, tendo em vista a garantia de um mínimo de justiça relativa”.

Veja aqui os resultados do questionário-consulta aos columbófilos: