Honrar a memória e o legado dos que ajudaram a construir a Columbofilia portuguesa

Domingos José Luís de Sá- Comendador da República- Classe de Mérito Comercial

Na sequência do falecimento do senhor Comendador Domingos José Luís de Sá, no início do mês de outubro, e da singela homenagem que a Federação Portuguesa de Columbofilia lhe prestou, quer através das redes sociais, quer fazendo-se representar no funeral, recebemos do seu filho, Filipe de Sá, um conjunto de fotografias que aqui partilhamos, pelo seu valor histórico e pelo que representam.

“Cumpre-me agradecer as condolências que me endereçaram e por terem-se associado, em nome de todos os columbófilos, presencialmente ao momento de dor que representa para mim e a minha família, a perda de meu pai, na data em que foi sepultado. São manifestações como esta que nos tocam que dão mostra de como a columbofilia portuguesa é grande, unida e reconhece e valoriza a memória daqueles que, como o meu pai e ora V. Exa., abnegadamente dão diariamente, o seu contributo para a construção de um futuro coletivo, cada vez melhor para a família columbófila”, lê-se numa missiva assinada por Filipe de Sá e endereçada ao atual presidente da FPC, José Luiz Jacinto.

V Exposição Nacional do Pombo Correio- Porto 1975

Domingos José Luís de Sá, natural do Porto, faleceu, aos 97 anos, a 6 de outubro de 2022. Era Comendador da República- Classe de Mérito Comercial, Ex-Presidente da Federação Portuguesa de Columbofilia e Ex-Presidente da ANAIEF- Associação Portuguesa dos Grossistas de Hortofrutícolas e dos Operadores dos Mercados Abastecedores e ex-membro de diversas associações empresariais ligadas ao comércio grossista.

Foto da entrega a Sª Exa. o Presidente da República de medalha comemorativa da II Convenção Mundial dos Frutos Secos organizada pela ANAIEF – Maio 1988

Foi Presidente da Direção da Federação Portuguesa de Columbofilia entre 1970 e 1981. Durante o seu mandato foi reconhecido à Federação Portuguesa de Columbofilia o estatuto de utilidade pública, por despacho de Sua Excelência o Primeiro-Ministro, de 20 de Junho de 1978. Foi, também, no âmbito do seu mandato, que a FPC impulsionou ativamente, através do apoio direto às estruturas associativas, a mudança do tradicional transporte ferroviário de pombos-correio para o transporte em camiões detidos pelas estruturas, modelo ainda hoje utilizado.

Honrar a memória e o legado dos que fizeram o caminho da Columbofilia até aos dias de hoje é um desígnio de que jamais abdicaremos e que nos garante fortes alicerces para o futuro.