Decorreu a 21 de janeiro a inauguração oficial da 48ª Exposição Nacional de Columbofilia e da 1ª Exposição da Confederação Mediterrânica de Columbofilia, no Palácio dos Desportos, em Torres Novas.
A abrir o evento foi feita uma solta de pombos simbólica e a Banda Operária Torrejana tocou o hino nacional. A sessão contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, do Presidente da Confederação do Desporto de Portugal, Carlos Paula Cardoso, além da Diretora-geral da Direção Geral de Alimentação e Veterinária, Susana Pombo.
José Luiz Jacinto, presidente da Federação Portuguesa de Columbofilia, deu as boas-vindas a todos os presentes, destacando a “alegria e cor” presentes na Exposição Nacional, que considerou “um sinal da vitalidade e da paixão pelo desporto columbófilo”.
“Portugal é claramente uma das grandes potências mundiais e queremos continuar a afirmarmo-nos como tal”, sublinhou deixando um “sinal de apreço” a todos os expositores, columbófilos e entidades oficiais presentes.
Carlos Paula Cardoso afirmou que a FPC é “uma das mais dinâmicas entidades que compõe a Confederação do Desporto de Portugal”, considerando que a Columbofilia merece “cada vez ser mais promovida”.
“Vemos o pombo-correio como uma ave especial, que se dá com os humanos, sabe onde é a sua casa, já foi combatente e merece o nosso maior respeito”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, mostrando-se “orgulhoso” por receber o evento.
Também Susana Pombo deixou um apelo: “Continuem a promover esta atividade que tanto diz ao nosso País e a fazer bem o que sabem fazer”.
Veja as fotografias no álbum em baixo: