No âmbito da 48ª Exposição Nacional de Columbofilia em Torres Novas foram entregues os Prémios Mérito e Carreira, na manhã de sábado, 21 de janeiro.
Foi o momento de prestar a justa e devida homenagem a todos aqueles que se dedicam de alma e coração a esta causa que é a Columbofilia. Cada associação teve a possibilidade de nomear o columbófilo que gostaria de ver distinguido nesta cerimónia carregada de simbolismo e que se pauta por ser sobretudo um momento de reconhecimento.

A Federação Portuguesa de Columbofilia galardoou também uma personalidade que considera de excelência, um exemplo que deve ser valorizado e premiado. O distinguido foi João do Carmo Ferreira, conhecido no meio columbófilo com “João da Vaca” , iniciou a sua atividade columbófila em 1948, com 14 anos, numa altura em que ainda não existiam campeonatos devidamente estruturados.
A partir de 1956 e na Sociedade Columbófila de Riachos, já com campeonatos organizados , a paixão pelo pombo-correio teve continuidade, para não mais parar durante seis décadas (1948-2016).
De João do Carmo Ferreira hoje com 88 anos pode dizer-se com toda a propriedade que dedicou a vida inteira à Columbofilia. Fez parte de diversas direções da Sociedade Columbófila de Riachos e durante cerca de 13 anos, de 1977 a 1990 foi Delegado de Solta do Distrito de Santarém.
Durante 60 anos de atividade, foram muitos os troféus obtidos. Sagrou-se várias vezes campeão distrital e foi campeão geral na Sociedade Columbófila de Riachos nos anos de 1990, 1994 e 1998. Foi ainda campeão de fundo, meio fundo e de velocidade, várias vezes. Resultados que conquistou com pombos campeões, muitos deles premiados anilhas de ouro ao longo dos anos.
Foram ainda homenageados:
– Joaquim Correia Amorim, indicado pela ACD Aveiro

– José Luís Barros, indicado pela ACD Braga


– Lusitano Espinhal, indicado pela ACD Coimbra

– José Carlos Pereira de Sousa, indicado pela ACD Leiria

– Mário Real Nunes, indicado pela ACD Lisboa

– Joaquim Arnaldo Palmeira da Silva, indicado pela ACD Porto

– António Correia Reis Quintas, indicado pela ACD Santarém

– Tarquínio da Silva Reis, indicado pela ACD Setúbal

– Guilherme António Lourenço Lima, indicado pela ACD Viseu

– Jorge Manuel Oliveira Rego, indicado pela ACD Viana do Castelo

– José João Vilalva Rato, indicado pela ACD Évora.
E porque o momento foi de agradecimento, a Federação Portuguesa de Columbofilia reconheceu ainda o empenho e dedicação do responsável pelo Departamento Informático Miguel Santos que vai deixar de colaborar com a Federação, por opção própria, mas que foi, ao longo dos últimos 25 anos responsável por grandes desenvolvimentos informáticos que muito contribuíram para o engrandecimento e profissionalização da Columbofilia Nacional.

Em 1998 foi feita a primeira versão do RecPom, que estreou uma nova forma descentralizada de recolher o recenseamento. Um ano depois foi criado o site da FPC.
Inovações como o programa de Classificações de Standard, o Cartão do Columbófilo, ou o processo informático do tratamento de Perdidos e Achados, o site de Mira melhorado, com a divulgação dos resultados dos treinos e da prova final em tempo real, algo inédito no panorama mundial da altura, foram também trabalho seu.
O Portal Columbofilia.Net, os Leilões Online de Mira, o serviço Tempo e Soltas, o Fórum Columbofilia.Net. Além do novo Portal de Classificações Nacionais e o Portal do Columbófilo, e das Classificações Distritais.
A criação do sistema de classificações em tempo real para provas nacionais (Valência, Barcelona) e o cálculo automático da seleção nacional anual para o World Best Pigeon FCI foram igualmente inovações que ajudou a introduzir..
Deu início ao projeto de elaboração do programa de classificações nacionais e criou o cálculo automático da seleção nacional anual para o Ranking Ibero Latino Americano AILAC.