Conhecidos finalistas do Prémio “Desportista do Ano”

A Confederação do Desporto de Portugal (CDP) organiza todos os anos a Gala do Desporto, que é a grande festa do Desporto Nacional e de todas as Federações Desportivas. No evento são entregues prémios aos agentes desportivos que mais se distinguiram ao longo do ano, entre eles os prémios Desportistas do Ano, que integram cinco categorias.

Para a seleção de desportista do ano, cada federação indicou os candidatos. Depois disso, um júri composto por presidentes de federações desportivas, de entidades ligadas ao desporto, e de outras personalidades do fenómeno desportivo, escolheu os cinco finalistas para Treinador do Ano, Jovem Promessa do Ano, Equipa do Ano, Atleta Feminino do Ano, Atleta Masculino do Ano e Desporto Adaptado, uma nova categoria que a CDP decidiu adicionar.

Os vencedores serão anunciados durante a 26ª da Gala do Desporto, no dia 1 de fevereiro, no Salão Preto e Prata do Casino do Estoril. A eleição irá contar com a participação do público, que pode votar até às 17h00 do dia 31 de janeiro, através do link https://certvote.com/mballot/cdp2023/registration e dos presentes no dia do evento, com um peso na eleição final de 60% e 40%, respetivamente. Na cerimónia para além de serem revelados os vencedores do prémio Desportistas do Ano, serão ainda distinguidas as Personalidades do Ano, indicadas pelas federações desportivas nacionais.

A Federação Portuguesa de Columbofilia indicou:

Ana Maria Aguilar Risca, para o prémio de Atleta Feminina. Amante e praticante do desporto columbófilo desde 1996, tem sido um membro ativo na Columbofilia, quer ao nível da prática desportiva, quer como dirigente. Os seus pombos-correio têm-se revelado, ao longo dos anos, grandes atletas e 2022 foi um ano particularmente vitorioso. Conquistou o segundo lugar da Geral no Campeonato do Columbófilo do Distrito do Porto (Zona 1), o terceiro lugar da especialidade Fundo no Campeonato do Columbófilo do Distrito do Porto (Zona 1) e o segundo do Campeonato Clássica Velocidade Sul da Associação Columbófila do Distrito do Porto. Nos Campeonatos do Pombo Ás, atingiu um terceiro lugar na especialidade Velocidade no Campeonato do Distrito do Porto (Zona 1). Especial destaque merece, no entanto, a sua conquista do primeiro lugar na classificação por Distrito (Porto) no Campeonato dos Melhores Pombos da Prova Clássica Nacional de Barcelona, numa prova que, em linha reta do local de solta, distou cerca de 840 km.

Rafael Soares Lopes, para o galardão de Jovem Promessa, além de Os Marques, como Equipa do Ano. Exemplo da tradição familiar que caracteriza a Columbofilia, iniciou-se na modalidade em 2007 acompanhando o seu avô e o seu pai, também columbófilos de longa data. Em 2015, participa com os seus próprios pombos-correio na época desportiva e vence um primeiro lugar distrital com um pombo-correio fêmea que mantém até aos dias de hoje. Nos últimos anos, tem participado nos Campeonatos do Mundo de Jovens e nos Campeonatos da Europa de Jovens. No ano 2021, conquistou o 1o lugar no Campeonato Nacional de Jovens e, em 2022, os seus pombos-correio alcançaram o primeiro e o terceiro lugares no Campeonato da Europa de Jovens.

Os Marques, como Equipa do Ano. Além da Columbofilia, Cândido Silva Marques e Carlos Alberto Marques Barbosa estão unidos por laços familiares, sendo cunhados. Ambos columbófilos há mais de 15 anos, prosseguiram a sua prática desportiva em conjunto, sob o nome Os Marques, em 2021, após o falecimento de António Conceição Marques, pai de Cândido Silva Marques e também ele columbófilo. Depois da obtenção de resultados de relevo nos Campeonatos Distritais da Associação Columbófila do Distrito de Aveiro, em 14 de agosto de 2022, na 37ª edição das Olimpíadas Columbófilas, a dupla Os Marques conquistou a medalha de prata, na categoria de Sport Velocidade, com o pombo-correio com a anilha PT18–8260412, que e conseguiu um coeficiente de 15,945.

Infelizmente, nenhum dos nomeados pela FPC passou à final, sendo os nomeados oficiais os seguintes:


Treinador
Jorge Pichardo Fundora (Atletismo), Hélio Lucas (Canoagem), Gabriel Mendes (Ciclismo), Abel Ferreira (Futebol) e Jorge Braz (Futsal).
Jovem Promessa
Francisco Costa (Andebol), Beatriz Fernandes (Canoagem), Nuno Mendes (Futebol), Fábia Conceição (Judo) e Diogo Ribeiro (Natação).
Equipa
Seleção Nacional Sub-20 Masculina (Andebol), Seleção Nacional de Futsal Feminino (Desporto Universitário), SL Benfica Youth League (Futebol), Seleção Nacional Sénior Masculina (Futsal) e Equipa Sénior de Trampolim Masculino (Ginástica).
Desporto Adaptado
Seleção Nacional em Cadeira de Rodas (Andebol), Miguel Monteiro (Atletismo), Norberto Mourão (Canoagem), Hugo Passos (Lutas Amadoras) e Camilo Abdula (Surf).
Atleta Feminino
Auriol Dongmo (Atletismo), Teresa Portela (Canoagem), Maria Martins (Ciclismo), Joana Santos (Judo) e Marta Paço (Surf).
Atleta Masculino
Pedro Pichardo (Atletismo), Neemias Queta (Basquetebol), Fernando Pimenta (Canoagem), Zicky Té (Futsal) e Gustavo Ribeiro (Skate).

No âmbito da 26ª Gala do Desporto, Alfredo Latas, presidente da direção da Sociedade Columbófila Rainha Santa Isabel, vai receber o Prémio Personalidade do Ano Columbofilia.